O "3 Letrinhas" entrevistou Gi e Cathe, idealizadoras do "Kidsindoors", primeiro blog materno brasileiro especializado em literatura infantil. Entenda como funciona a REDE DE MÃES LEITORAS que se conecta e difunde a literatura infantil pela internet!
3L: O Kidsindoor é pioneiro no compartilhamento de dicas de livros infantis por mães na internet brasileira. Como surgiu a ideia? Conta um pouquinho da trajetória de vocês desde 2008.
Gi: Sempre gostei de literatura infantil e quando os filhos chegaram comecei a aplicar com eles as atividades artísticas desenvolvidas no curso de licenciatura de artes e no trabalho com outras crianças. A proposta era desenvolvida a partir da leitura de um livro. Naturalmente, surgiu a vontade de compartilhar com outras mães e por sugestão da Carla, minha irmã e publicitária do Kids Indoors, criei o blog.
Junto com a Cathe de León, que conheci na faculdade de artes, fizemos uma série de cursos de capacitação em literatura infantojuvenil com escritores e ilustradores como André Neves, Odilon Moraes, Celso Sisto, Graça Lima, Caio Riter, entre outros. Foi assim que começamos também a ilustrar e escrever. Em 2010 a Cia das Letras se apaixonou pelo blog e passou a enviar lançamentos, foi nossa primeira parceria e a primeira de LIJ deles. Depois vieram a Brinque-book e a Biruta de quem também fomos os primeiros parceiros.
Com a minha mudança para Brasília iniciamos os piqueniques literários com a Márcia do @boaleiturabomapetite e a Silvana do @casadeleitores.
Em 2014 convidei a Beatriz do @cirandacontada para montarmos um grupo de Whatsapp de perfis literários, para trocar ideias e impressões sobre as leituras, dali nasceu o Tem Criança Lendo.
Hoje recebemos livros de quase todas as editoras nacionais e temos muito carinho com as que estão começando e nos procuram para resenhar seus trabalhos. Da mesma forma autores independentes com qualidade literária também ganham espaço no blog.
Além dos piqueniques o blog promove palestras para o setor privado sobre a literatura infantil e infantojuvenil e também de como é feito o objeto livro, tanto no DF, quanto no RS.
Nosso objetivo (missão) principal é construir uma ponte entre editora, leitor e literatura, encontrando o livro ideal para cada seguidor, ajudando pais e cuidadores, na tarefa de formar leitores críticos e apaixonados.
Esse ano estamos completando 9 anos e muito felizes.
3L: Gi, muitas mães disseram que você sabe tudo de livros! Que tem um micro processador na cabeça! É verdade? Rs!
Gi: Como eu sempre soube que ia trabalhar com isso, sempre fiquei muito atenta aos livros que passaram e passam pela minha mão. Minha memória é muito visual também. Então sempre que alguém quer um livro sobre algum assunto me perguntam e eu indico os que mais encontrei pelo meu caminho. Muitas vezes recebo emails de pessoas tentando lembrar de livros que leram na infância e só com alguns detalhes sobre a história ou sobre a ilustração, acabo descobrindo, (90% das vezes. hehehe). É muito divertido. Eu amo isso. Amo literatura infantil e fico radiante, todas nós do blog, pra falar a verdade, ficamos muito felizes quando recebemos pedidos de ajuda e depois o depoimento das pessoas, ao lerem aquele livro indicado por nós. É muito gratificante.
3L: Como é ser uma mãe leitora? Como os livros estão presentes na maternidade?
Gi e Cathe: Ser mãe leitora é abrir mão de ganhar uns minutinhos enquanto as crianças ficam frente a uma tela e dedicar esse tempo para ler com elas, descobrindo o prazer da leitura compartilhada. Desse jeito o livro se torna o objeto que aproxima, que propicia o afeto. Não precisa ser um livro grande, nem lê-lo inteiro, mas tem que ter um significado para os dois.
3L: Como outras mães influenciam vocês nos livros que lêem para os seus filhos? Essa troca é importante?
Gi e Cathe: Sempre lemos as sugestões e leituras que cada mãe da nossa rede faz dos livros que apresentam. Os livros as ajudam a passar pelas diferentes fases da infância e adolescência e quando uma mãe se dispõe a compartilhar essa experiência todas nós beneficiamos
Conheçam o KIDSINDOORS em :
@kidsindoors
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!