A Casa Pia, situada no bairro da Calçada, no Centro Histórico de Salvador, inaugurou um espaço cultural com visitação guiada, exibição de objetos com mais de 200 anos e uma exposição permanente. A entrada é gratuita, e as visitas devem ser agendadas previamente pelo telefone (71) 99669-2876.

Há 225 anos, a instituição realiza ações sociais e de acolhimento a crianças. Na edificação, que foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1938, baianos e turistas terão a oportunidade de conhecer de perto:
Leia também:
- o retrato de Dom Pedro II, em óleo sobre tela, de autor desconhecido, tombado pelo patrimônio nacional;
- uma escultura em pedra com texto da Carta Imperial, de Dom Pedro I, datada de 30 de abril de 1828, aprovando os estatutos da Casa Pia;
- peças decorativas seculares em prata;
- uma caverna.

A exposição permanente está localizada no Salão Dom João VI, apresentando obras de artistas representados pela Paulo Darzé Galeria. O intuito é criar um diálogo entre a arquitetura colonial do espaço e a arte contemporânea brasileira.
No local, estão à venda obras de artistas como J. Cunha, Anderson AC, Frans Krajcberg e Cristina Sá, com 10% da renda destinada à manutenção da Escola Casa Pia de São Joaquim. Essa instituição de educação infantil atualmente atende 200 crianças, de 2 a 5 anos, de forma integral e gratuita.

Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
