A primeira sede do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Norte-Nordeste será em Salvador, mais precisamente no Palácio da Aclamação. Para isso, o prédio histórico vai precisar ser restaurado. As informações foram divulgadas na sexta-feira (22), durante a assinatura do protocolo de intenções entre o governador Jerônimo Rodrigues e a presidente do Banco do Brasil (BB), Tarciana Medeiros.
O ato aconteceu no próprio Palácio da Aclamação, no Campo Grande. O documento entra em vigor a partir da assinatura e tem prazo de 180 dias.
Leia também:
De acordo com o governador, o Governo do Estado fará um investimento de manutenção, construção e de restauro do Palácio, com o objetivo de atender as exigências dos institutos de manutenção da história, que exigiram que a arquitetura original fosse mantida.
Além disso, para se tornar sede, o Palácio da Aclamação foi cedido ao CCBB e vai passar por adequações. O Governo do Estado será responsável pelas obras de reforma, ampliação e modernização do espaço. Está prevista ainda a construção de um anexo. No entanto, não foi informado o prazo de conclusão das obras e nem quando o CCBB será aberto ao público.
CCBB em Salvador e em outras capitais
O Centro Cultural do Banco do Brasil já está presente em outras quatro capitais: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Mais de 100 milhões de visitantes já passaram pelo CCBB dessas cidades, com a realização de mais de 4.500 projetos nas áreas de cênicas, música, exposições, cinema, ideias e programa educativos.
A implantação do equipamento cultural em Salvador é uma parceria entre os governos baiano e federal e o BB. O equipamento será um novo e importante polo de investimentos culturais no estado, promovendo a integração de diversas linguagens artísticas e o intercâmbio e a valorização da cultura baiana.
De acordo com o governo, o acordo para implantação é resultado de tratativas que começaram há mais de um ano e Salvador foi escolhida para receber o novo CCBB por dialogar com premissas relevantes de curadoria para a estratégia de investimento do Banco do Brasil em cultura, como identidade e pluralidade. Frente a outras capitais da região Nordeste, Salvador foi a que obteve maior nota final na análise de critérios como população, cidades criativas, cidades inteligentes e arrecadação federal com turismo.
O CCBB
Os Centros Culturais abrigam projetos em diversas áreas e linguagens, como exposições, peças teatrais, mostras de cinema, shows e atividades culturais, ideias e programas educativos, com atividades acessíveis à sociedade.
Pela proximidade com o Centro Histórico, a proposta é que o CCBB – Salvador fortaleça o circuito cultural da região, que conta com museus, galerias, teatros, cinemas e outros equipamentos do segmento.
Palácio da Aclamação
Localizado no bairro do Campo Grande, o Palácio da Aclamação foi construído no final do século XIX e serviu como residência dos Governadores da Bahia de 1917 a 1967. Ele é considerado patrimônio histórico de acordo com o Decreto Estadual 12493/2010. Em 1991, após processo de restauração, se tornou museu. Aberto à visitação, o acervo abriga peças de mobiliário, porcelanas, cristais, bronzes, tapetes persas e franceses, pinturas e esculturas, com vista para a Baía de Todos-os-Santos.
Gabriela Braga
Gabriela Braga
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!