A Companhia A RODA oferece, no dia 20 de abril, uma oficina gratuita de desenhono Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA. O objetivo da oficina é trabalhar as habilidades artísticas e a apreciação estética, que podem ser desenvolvidas por todas as pessoas, com ou sem formação na área.
As inscrições poderão ser feitas presencialmente no próprio local, na aula inaugural, que será das 9h às 13h. Olga Gómez, artista plástica, encenadora de formas animadas e diretora da premiada Companhia A RODA de Teatro de Bonecos,irá ministrar a atividade.
Leia também:
Em termos práticos, o momento será dividido em três módulos flexíveis, distribuídos em 20 encontros que não dependem de participação contínua e que acontecerão sempre aos sábados, das 9h às 13h, sempre no MAM.
As aulas abordarão, por exemplo, a análise de obras, os princípios da divina proporção, as leis do crescimento harmônico e o desenho de observação. A ideia é transformar experiências pessoais em arte.
No primeiro módulo, denominado Equipartição do espaço-formato, serão utilizados exercícios com padrões decorativos árabes para avaliar como a geometria influencia no desenho. Dessa forma, os alunos aprenderão a dividir o papel utilizando apenas o olhar, sem a necessidade de fazer uso de ferramentas de medição, que serão introduzidas depois.
Oficina é uma ação social
A ação foi possível após o projeto ter vencido o Edital FUNARTE de apoio a ações continuadas, do Governo Federal. Ao longo do ano, outra oficina e uma exposição, que marcarão os 27 anos de fundação da Companhia A RODA, estão previstos
Entre os anos de 2010 e 2013, Olga ministrou uma oficina de Desenho de Observação nas Oficinas do MAM-BA, similar à atividade que será oferecida agora e que foi bastante procurada pelo público baiano, obtendo uma enorme repercussão.
“Atenderemos todos os adultos que quiserem participar, inclusive os que não puderem estar em todos os encontros.”, afirma a artista, que garante que o ambiente dos encontros será inclusivo e acolhedor. Para a execução dos exercícios será solicitado material básico, como papel, tesoura, lápis, caneta, compasso e cola.
História da Companhia 'A Roda'
A Companhia A RODA foi fundada em Salvador, Bahia, no ano de 1997 e desde então difunde o teatro de animação de bonecos por meio de oficinas e da criação e produção de espetáculos. A companhia leva aos palcos um teatro eminentemente visual, que fala a todas as idades, tanto pela força plástica de seus protagonistas esculpidos em madeira quanto pela temática de apelo mitológico e raiz popular.
Sob direção artística de Olga Gómez, A RODA já apresentou o seu repertório atual de cinco espetáculos em importantes mostras artísticas no Brasil e no exterior. Por duas vezes participou do projeto Palco Giratório do SESC, circulando por mais de 60 cidades, ministrando oficinas e apresentando-se com os espetáculos “Amor & Loucura” (2008) e “O Pássaro do Sol” (2015). A companhia foi contemplada com prêmios locais e nacionais de teatro, entre eles o Braskem de “Melhor espetáculo Infantojuvenil” de 2010, com o espetáculo “O Pássaro do Sol”.
Olga Gómez é artista plástica e diretora da Companhia A RODA de Teatro de Bonecos. Com formação em Belas Artes, atua como escultora, professora, pesquisadora e encenadora de formas animadas.
Serviço - Oficina de Desenho
- Dias e horários? sábados, das 9h às 13h
- Encontro inaugural? 20 de abril de 2024
- Duração? 5 meses (20 encontros semanais de 4h)
- Carga horária total? 80h
- Onde? Museu de Arte Moderna MAM-BA (Av. Lafayete Coutinho, s/n, Comércio)
- Inscrição? Gratuita, no próprio local
- Material necessário? papel, lápis, caneta, compasso, tesoura e cola
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!