icone de busca
iBahia Portal de notícias
Cinema baiano

Bahia no Oscar? Filme gravado em Juazeiro está entre semifinalistas

'Saudade Fez Morada Aqui Dentro', longa-metragem baiano, filmado em Juazeiro, estreia nesta quinta-feira (19)

foto autor

Iamany Santos

19/09/2024 às 11:56 • Atualizada em 19/09/2024 às 12:34 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Um filme baiano pode se tornar o representante do Brasil no Oscar 2025. Isso porque a Academia Brasileira de Cinema divulgou uma lista com seis filmes pré-selecionados para representar o país e o longa "Saudade Fez Morada Aqui Dentro", dirigido pelo soteropolitano Haroldo Borges, está na lista. O longa-metragem chega aos cinemas de Salvador, e do Brasil, nesta quinta-feira (19).


				
					Bahia no Oscar? Filme gravado em Juazeiro está entre semifinalistas
Bahia no Oscar? Filme gravado em Juazeiro está entre semifinalistas. Foto: Divulgação

O longa foi produzido pela produtora Plano3, que é de Salvador, mas foi inteiramente gravado em Poço de Fora, em Juazeiro, no norte da Bahia. O filme é semifinalista ao lado de "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles; "Cidade Campo", de Juliana Rojas; "Levante", de Lillah Halla; "Motel Destino", de Karim Aïnouz; e "Sem Coração", de Nara Normande e Tião.

Leia também:

A trama de "Saudade fez Morada aqui Dentro" a história de Bruno (Bruno Jeferson), um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Somado a essa trágica condição, estão as incertezas da adolescência que afligem o protagonista. O filme converte a trajetória e os dramas de Bruno em uma jornada de aprendizado.


				
					Bahia no Oscar? Filme gravado em Juazeiro está entre semifinalistas
Bahia no Oscar? Filme gravado em Juazeiro está entre semifinalistas. Foto: Divulgação

Com uma equipe totalmente baiana, estar entre os pré-selecionados para uma competição como o Oscar 2025 é uma oportunidade de divulgação do longa, que representa o cinema feito na Bahia.

“É um filme muito emocionante, uma cativante história de superação. É um filme que aponta a esperança, a uma luz apesar de todos os obstáculos da vida. E ao estar na lista de pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar, o filme já ganha uma visibilidade imensa e isso já vale muito. Porque o filme apresenta um Brasil que o Brasil não está acostumado a ver nas telas. Um Brasil diverso, com nosso sotaque, com nossa inconfundível alegria de viver”, ressalta Haroldo Borges, diretor do filme.


				
					Bahia no Oscar? Filme gravado em Juazeiro está entre semifinalistas
Da esquerda para a direita: Marcos Bautista, diretor de arte e produtor; Haroldo Borges, diretor; Paula Gomes, roteirista e produtora; Ernesto Molinero, diretor assistente e produtor. Foto: Divulgação

O longa-metragem baiano vem colecionando prêmios e venceu o Festival de Mar del Plata (pelo Melhor Filme e Prêmio do Público), Festival de Málaga (pela Melhor Montagem), Festival do Rio (na categoria Melhor Filme na Competição Novos Rumos da Première Brasil) e Mostra de Cinema de São Paulo (nas categorias Prêmio Netflix e Prêmio Paradiso).

Bahia no Oscar: saiba onde assistir 'Saudade fez Morada aqui Dentro'

O filme "Saudades fez Morada aqui Dentro" chega aos cinemas do Brasil nesta quinta-feira (19). Em Salvador, o longa pode ser assistido na Sala de Arte Museu, na Sala de Arte Danten Paseo e no Glauber Rocha.


				
					Bahia no Oscar? Filme gravado em Juazeiro está entre semifinalistas
Bahia no Oscar: saiba onde assistir 'Saudade fez Morada aqui Dentro'. Foto: Divulgação

Os outros filmes que figuraram a lista da Academia Brasileira de Cinema ainda não estrearam no Brasil. O longa-metragem "Ainda estou aqui", dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, foi bastante comentado na mídia internacional.

A atuação da brasileira chamou a atenção no filme, que narra a história da família do deputado Rubens Paiva, levado por militares durante a ditadura. O político nunca mais foi reencontrado.

O nome de Fernanda apareceu na lista das expectativas de indicação para o prêmio de "Melhor Atriz" no Oscar 2025 em diversos veículos da imprensa internacional, como o The New York Times. Em sua primeira exibição, no Festival de Veneza, o filme foi aplaudido por 10 minutos.

foto autor
AUTOR

Iamany Santos

AUTOR

Iamany Santos

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Cinema