icone de busca
iBahia Portal de notícias
Rock N' Roll!

Dia Internacional do Rock: relembre baianos que impactaram o gênero

De Raul Seixas à Pitty: relembre alguns roqueiros baianos que fizeram história no gênero

foto autor

Helena Pamponet Vilaboim

13/07/2024 às 6:30 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Neste sábado (13) é comemorado o dia internacional do Rock. Nascido nos Estados Unidos no início dos anos 50, o gênero musical marcou gerações, revoluções e corações. Ao longo do tempo chegou à Bahia e se desdobrou, conquistando o público mais jovem. Como hoje é dia de rock (bebê), o iBahia separou cinco roqueiros baianos que impactaram o ritmo em todo o país.

Relembre baianos que marcaram a história do rock nacional

Raul Seixas


				
					Dia Internacional do Rock: relembre baianos que impactaram o gênero
Neste dia 28 de junho, o cantor e compositor Raul Seixas completaria 89 anos. Foto: Divulgação

Não dava para começar essa lista sem falar do eterno "pai do Rock". Raul é o músico perfeito para exemplificar a mudança que o rock sofreu ao chegar em solo baiano, uma vez que suas músicassão bem puxadas para o Baião.

Leia também:

Falecido em 1989, Raul Seixas ainda é bem-conceituado dentre os ouvintes do rock baiano, e possui 2.5 mil ouvintes por mês na plataforma Spotify. Suas músicas mais conhecidas são "Maluco Beleza", "Metamorfose Ambulante", "Tente outra Vez" e "Gita".

Pepeu Gomes


				
					Dia Internacional do Rock: relembre baianos que impactaram o gênero
Dia Internacional do Rock: relembre baianos que impactaram o gênero. Foto: Reprodução / O Globo

Considerado um dos 10 melhores guitarristas do mundo em 1988 pela revista internacional Guitar World, Pepeu Gomes é um artista que não poderia faltar nesta lista.

Eternamente o guitarrista dos Novos Baianos, Pepeu Gomes também participou de projetos musicais com Gal Costa e Gilberto Gil. Ele é um dos artistas do Rock Baiano que foram além, estudando a fundo outros gêneros musicais brasileiros, como samba, frevo, choro e maracatu.

Muito ouvido por fãs dos grupos dos quais fez parte, o artista conta com mais de 600 mil ouvintes mensalmente no Spotify, sendo seu hit mais ouvido "Sexy Yemanjá", seguido por "Mil e uma noites de Amor" e "Eu também quero beijar".

Pitty (@Pitty)


				
					Dia Internacional do Rock: relembre baianos que impactaram o gênero
Cantora Pitty precisou passar por cirurgia de emergência e cancelou três shows. Foto: Reprodução/Instagram

Não há jovem adulto que não tenha ouvido Pitty na adolescência. A artista foi fortemente influenciada por grandes roqueiros baianos, e hoje é uma dos grandes ícones no rock no estado. Atualmente, Pitty possui 2,5 mil ouvintes na plataforma de música Spotify, e suas músicas mais conhecidas são "Equalize", "Na Sua Estante", a clássica "Me Adora" e "Admirável Chip Novo".

Recentemente, a roqueira comemorou os 20 anos de lançamento do primeiro álbum lançado, "Admirável Chip Novo", pelo qual ganhou o apelido de "princesa do Rock".

Teago Oliveira (@teagooliveira)


				
					Dia Internacional do Rock: relembre baianos que impactaram o gênero
Dia Internacional do Rock: relembre baianos que impactaram o gênero. Foto: Reprodução / Jornal de Brasília

Vocalista da banda soteropolitana Maglore, Teago é um dos principais nomes da cena do rock baiano e brasileiro. A banda conta com mais de 100 mil ouvintes por mês no Spotify.

As três músicas mais ouvidas da banda na plataforma são "Às Vezes um Cliché", "Se Você fosse Minha" e "Café com Pão".

Teago é um dos baianos que cruzam as fronteiras de gêneros musicais. O artista cita que algumas de suas influências mais marcantes da música são Gilberto Gil, Gal Costa, João Gilberto e Jorge Ben.

Leonardo Passos (@Flerteflamingo)


				
					Dia Internacional do Rock: relembre baianos que impactaram o gênero
Dia Internacional do Rock: relembre baianos que impactaram o gênero. Foto: Instagram

Integrante da banda baiana Flerte Flamingo é responsável por provar que rock e samba vão bem juntos. A banda é uma das mais conhecidas da cena baiana e provoca um mix equalizado dos ritmos.

Em entrevista ao iBahia em 2019, Leonardo citou duas das maiores influências da música que o Flerte Flamingo possui: Dorival Caymmi e Artic Monkeys. No Spotify, a banda tem 37 mil ouvintes online, sendo as músicas mais ouvidas "Ladinho", "A Falta", "Criatura do Mal" e "Outro".

Pedro Pondé (@pedroponde071)


				
					Dia Internacional do Rock: relembre baianos que impactaram o gênero
Antes de cantar rock, Pedro Pondé, era roadie de uma banda de pagode do bairro de Itapuã, em Salvador.. Foto: Divulgação

Antes de cantar rock, Pedro Pondé, era roadie de uma banda de pagode do bairro de Itapuã, em Salvador. Ele ainda foi integrante da banda Scambo e fez teatro. Hoje, aos 43 anos e com 28 anos de carreira, ele é músico, cantor, compositor e ator. O rock entrou na vida dele ainda na juventude e a partir do Scambo, ele deu vazão ao ritmo.

O artista ainda aproveitou para explorar as redes sociais, divulgando conteúdos adultos. Na época, ela disse que lida naturalmente com o erotismo.

"Eu sempre fui fã de erotismo, acho muito interessante, cada vez mais a gente está caminhando para a exposição sem o mistério e eu gosto do mistério. Gosto de levar as pessoas a utilizarem da imaginação. Essa vontade de ser expressa já existia em mim, mas eu nunca tinha pensado em mim colocar dessa forma."

Foto do autor
AUTOR

Helena Pamponet Vilaboim

AUTOR

Helena Pamponet Vilaboim

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Música