Com acordes e harmonias, a Bahia será palco de um espetáculo musical que vai acontecer entre esta segunda-feira (5) e domingo (11). A turnê "Camerata Neojiba na Bahia" conta com a participação do violinista francês David Grimal e do pianista baiano Ricardo Castro, além de 14 jovens músicos que fazem parte do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). A entrada para o evento é gratuita.
Fazem parte do repertório peças clássicas e contemporâneas de compositores europeus e brasileiros, incluindo obras de Bach, Shostakovich, Villa-Lobos e Elomar Figueira Mello, natural de Vitória da Conquista.
Leia também:
Evento tem entrada gratuita; confira a programação completa:
Concertos da Turnê Camerata Neojiba na Bahia
- Ilhéus (5)
Catedral de São Sebastião (Centro Histórico, s/n), às 19h
Classificação livre
- Itabuna (6)
Teatro Municipal Candinha Dória (Av. Fernando Gomes, n. 665-701 - Nossa Sra. das Graças), às 19h
Classificação livre
- Vitória da Conquista (7)
Centro Cultural Camillo de Jesus Lima (Av. Rosa Cruz, n. 45 - Candeias), às 19h
Classificação livre
- Lençóis (9)
Igreja Nossa Senhora do Rosário (Praça do Rosário, s/n), às 19h
Classificação livre
- Salvador (11)
Parque do Queimado (Rua Saldanha Marinho, 10-32 - Liberdade), às 11h
Turnê do Neojiba terá participação de pianista baiano e de violinista francês
Ricardo Castro recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Piano de Leeds, na Inglaterra, em 1993, tornando-se o único latino-americano a ganhar o concurso. Vinte anos depois, tornou-se, pelo trabalho realizado com o Neojiba, o primeiro brasileiro a receber o título de Membro Honorário da Royal Philharmonic Society. Castro também leciona nas Universidades de Música de Genebra e na Scuola di Musica di Fiesole. Sua história com a música começou aos três anos e aos cinco foi aceito na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, na turma da Prof. Esther Cardoso.
Mais tarde, graduou-se no Conservatório de Genebra em 1987 e em 2007, criou o Neojiba, programa pioneiro no Brasil, que dirige desde então. É também o Diretor Artístico da Orquestra Neojiba, a primeira orquestra jovem brasileira a se apresentar na Europa. Juntos, eles fizeram centenas de concertos no Brasil e no exterior.
David Grimal é um violinista francês nomeado Chevalier dans l’Ordre des Arts et Lettres pelo Ministério da Cultura da França. O músico costuma se apresentar como solista com as mais prestigiadas orquestras do mundo, como a Orquestra de Paris, Filarmônica de Radio France, Orquestra Nacional Russa, Orquestra Nacional de Lyon, Orquestra de Câmara da Europa, Berliner Symphoniker, New Japan Philharmonic, Orquestra de Ópera de Lyon, Mozarteum Orchestra de Salzburg, Jerusalem Symphony Orchestra e a Sinfonia Varsovia. Ele também é professor na Escola Superior de Música de Saarbrücken (Alemanha). Em 2004, Grimal criou a orquestra Les Dissonances, que realiza concertos sem a presença de maestro.
A turnê é patrocinada pelo Nubank, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Santiago Neto
Santiago Neto
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!