Colorismo e preconceito reverso são alguns dos temas do espetáculo "Cabaré da Rrrrrraça", que está de volta a Salvador. A peça combate racismo com humor e aborda temas interessantes como racismo recreativo e termos e expressões racistas na língua portuguesa que devem ser extintos.
O Cabaré da Rrrrrraça conta com personagens como 'Patrocinado', a 'cantora Flávia Carine' e 'Edileuza'. Cada um mostra arquétipos da sociedade atual que evidenciam situações de racismo, desde as mais sutis às mais violentas.
Leia também:
O evento é um "Um espetáculo panfletário, didático e interativo", como anunciado pelos próprios criadores do projeto, o Bando de Teatro do Olodum.
A história do 'Cabaré da Rrrrraça'
O espetáculo estreou no ano de 1997, criado pelo artista Márcio Meirelles, produtor da versão do "Cabaré da Rrrrraça" mais atual, e já rodou várias cidades do Brasil. O espetáculo teve grande popularidade, com mais de 300 apresentações, além de conquistar o público em países como Portugal e Angola.
Na edição que retorna em maio de 2024, Cássia Valle, Leno Sacramento e Valdinéia Soriano ficaram responsável pela direção teatral do espetáculo, e a coreografia em palco ficou à cargo de José Carlos Arandiba, também conhecido como 'Zebrinha'.
Confira a programação do espetáculo
O "Cabaré da Rrrrraça" retorna aos palcos do Centro Cultural Barroquinha no dia 17 de maio de 2024. As sessões acontecerão sempre ás sextas e sábados às 19h e aos domingos às 18h. Assim, programação se mantém a mesma até a saída da peça de cartaz, em 9 de junho do mesmo ano.
O espetáculo é patrocinado pelo grupo Wilsons Sons, através do Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura e em apoio da Prefeitura de Salvador, do Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (SECULT) e da Fundação Gregório de Matos.
Os ingressos serão vendidos na plataforma Sympla e começam a ser comercializados mais próximo à data de estreia do "Cabaré da Rrrrrraça" no mês de maio.
Helena Pamponet Vilaboim
Helena Pamponet Vilaboim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!