A Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou o apagão em todas as regiões do país. Além da Bahia, outros 24 estados e o Distrito Federal foram atingidos pela falta de energia na manhã desta terça-feira (15). Segundo informações da entidade, uma "ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga".
A ONS informou que o apagão ocorreu depois de uma abertura da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
Leia também:
"A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.", diz a nota.
Veja também
- Apagão na Bahia gera memes na web; confira
- Queda de luz na Bahia foi ocasionada por ocorrência grande porte
- Metrô tem funcionamento afetado após falta de energia na Bahia
- Apagão deixa baianos sem energia elétrica e internet nesta terça (15)
- Órgãos nacionais explicam apagão no Norte, Nordeste e em estados do Sudeste
- Hospitais estaduais realizam apenas serviços essenciais após apagão na Bahia
- Aeroporto de Salvador opera com equipamentos essenciais após apagão
- Com trens parados, pessoas caminham nos trilhos do metrô após apagão
- ONS confirma apagão no Nordeste, Norte e estados do Sudeste
Até por volta de 13h, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), já houve a retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todas as capitais do Nordeste também tiveram o suprimento de energia normalizado.
"No momento, as equipes atuam para reestabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e outras localidades do Nordeste. Até às 12h30, estão recompostos 41% da carca da região Norte e 85% da região Nordeste", diz o comunicado.
Na Bahia, algumas cidades já tiveram retorno parcial da eletricidade. Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), até 13h40, 80% dos clientes já tiveram o serviço restabelecido. Toda a capital baiana e cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso, Jequié, Simões Filho, Irecê e parte de Feira de Santana tiveram o fornecimento reestabelecido.
Estados com registro do 'apagão':
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!