icone de busca
iBahia Portal de notícias
BAHIA

Bahia e Tocantins assinam acordo que define divisa e reconhece vila como terra baiana

Território de Panambi, que fica na zona rural de Formosa do Rio Preto, cidade no oeste baiano, era alvo de disputa entre os estados

foto autor

Redação iBahia

04/06/2022 às 16:24 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:36 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Bahia e o Tocantins assinaram um acordo na última quarta-feira (1°) que define a divisa entre os dois estados e reconhece oficialmente uma vila agrícola como território baiano.

Batizada de Panambi, a comunidade fica na zona rural da cidade de Formosa do Rio Preto, no oeste baiano, mas recebia incentivos de Tocantins, por ser considerada terra da cidade de Mateiros. A área é classificada pela Bahia como de extrema relevância econômica para o estado, segundo divulgou a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI).

Leia também:


				
					Bahia e Tocantins assinam acordo que define divisa e reconhece vila como terra baiana
Foto: Divulgação/SEI

O acordo, que foi sancionado durante o dia da abertura oficial do Bahia Farm Show 2022, é resultado de um estudo que foi desencadeado em 2013, após decisão do Superior Tribunal Federal (STF). De acordo com a SEI, os trabalhos de análise e reconhecimento dos estudos foram concluídos em 2018. No entanto, só agora o documento foi assinado.

Os trabalhos técnicos foram executados pela SEI, em conjunto com a Secretaria do Planejamento e Orçamento do Estado do Tocantins (Seplan/TO), a Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Seagro/TO), o Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins/TO) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Antes de ser sancionado, o acordo já tinha sido validado pelas Procuradorias Gerais dos dois Estados. O documentio foi aassinado pelo governador da Bahia, Rui Costa, e pelo governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Em nota, a SEI infomou que o acordo porporciona "o cenário favorável para o pleno desenvolvimento das atividades econômicas ao garantir a segurança jurídica, indispensável para a estabilidade econômica do país".

Leia mais sobre Bahia no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia