Do dia 16 ao dia 18 de janeiro, moradores e visitantes da província de Córdoba, na Argentina, curtiram um carnaval seguindo o modelo da Bahia. O primeiro Carnaval Cuarteteiro foi realizado a partir de uma parceria entre os governos da Bahia e de Córdoba, depois da visita de representantes do governo argentino ao Estado, em 2011 e 2012. O carnaval teve direito a arquibancadas, camarotes e trios elétricos (três oriundos da Bahia), de acordo com Rosana França, diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa e representante da Bahia no evento. "Eles contaram com a nossa expertise, mas não abriram mão da cultura local, já que as atrações da festa foram grupos de cuarteto, ritmo local, que mescla salsa, merengue e outras influências da música latina. Um circuito, para desfile dos trios, também foi criado em volta do estádio Mario Kem", relatou.
O Governo da Bahia apoiou o evento mostrando como é realizada a organização da festa em Salvador, destacando o receptivo especial feito pelos Guias e Monitores do Carnaval. O programa da Bahiatursa e da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) foi apresentado pelo secretário de Turismo, Domingos Leonelli, ao presidente da Agência de Turismo da província argentina de Córdoba, Gustavo Santos, durante o Carnaval de 2012.
Para Rosana, o evento serviu para divulgar a Bahia na Argentina e estimular a vinda para o estado. Os argentinos estão no primeiro lugar no ranking de visitantes estrangeiros e representam 18,9% do fluxo de 558 mil estrangeiros que vieram à Bahia em 2011, de acordo com a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur).
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade