A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) iniciou, nesta terça-feira (7), o processo de redução da vazão do volume de água no lago de Sobradinho, localizado no norte da Bahia. Segundo informações do g1 Bahia e da companhia, a defluência passará de 4 mil m³ para 3 mil m³ por segundo.
Apesar da diminuição da vazão, as famílias ribeirinhas seguem sem previsão de retorno às suas residências. Boa parte delas deixaram os imóveis e estão em abrigos da prefeitura.
Leia também:
No momento, a barragem tem a ocupação de 76% da sua capacidade. As previsões são de chuvas com pouca intensidade na região. Alguns locais que estavam submersos há pouco menos de um mês, já apresentam retorno a normalidade.
Entretanto, a Chesf reforça que as regiões ribeirinhas na calha principal do rio devem continuar desocupadas, já que ainda existe a possibilidade de chuvas e a vazão pode voltar a subir, caso seja necessário.
Reelembre o caso
O Rio São Francisco tomou conta de toda a orla de Juazeiro, no norte da Bahia, após a vazão da barragem de Sobradinho igualar ao patamar atingido no ano de 2022. Na época foi liberado 4.000m³ por segundo, valor maior dos últimos 12 anos.
Inicialmente, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que liberaria 2.800 m³/s e atingiria 3.500 m³/s dias depois. A liberação ocorreu por conta das chuvas na região.
A Chesf e as Defesas Civis da Bahia, Pernambuco e Alagoas realizaram uma reunião com mapas de áreas inundáveis das regiões ribeirinhas.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!