icone de busca
iBahia Portal de notícias
BAHIA

Cinquenta e três ligações irregulares de energia são removidas

Irregularidades foram encontradas em em Jauá, Arembepe, Barra de Jacuípe, Guarajuba, Imbassaí e Praia do Forte

foto autor

Redação iBahia

08/04/2022 às 11:29 • Atualizada em 27/08/2022 às 20:24 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Foto: Divulgação / Neoenergia Coelba
A Neonergia Coelba, responsável pelo fornecimento de energia na Bahia, realizou uma operação especial de combate ao furto de energia na Linha Verde. A iniciativa, que teve início no dia 21 de março, identificou e removeu 53 ligações irregularidades nos municípios de Camaçari e Mata de São João.
Durante cinco dias, os técnicos da distribuidora percorreram as praias de Jauá, Arembepe, Barra de Jacuípe, Guarajuba, Imbassaí e Praia do Forte fiscalizando as casas de veraneio e unidades comerciais. Na ação, foram recuperados 550 mil quilowatt/hora que haviam sido furtados. Este volume de energia seria suficiente para abastecer cerca de 5 mil residências por um mês ou toda praia de Imbassaí durante o mesmo período.
Para aumentar a assertividade, as ações foram planejadas com dados do centro de inteligência da concessionária, que realizou o mapeamento da região e identificou locais com possíveis irregularidades. Entre os casos de fraudes encontradas, estão depósitos de bebidas e mercados do litoral.
A distribuidora ressalta que cerca de R$ 150 mil referentes a impostos deixariam de ser recolhidos devido a atuação fraudulenta nas unidades flagradas na Linha Verde. Porém, com a atuação de combate ao furto de energia, esse valor será recuperado e poderá ser revertido em benefício da população.
Crime e denúncias
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática. Além de ilegal, a prática também coloca a vida da população em risco e prejudica o fornecimento de energia da região, podendo ocasionar interrupções nas localidades.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia