Por ocasião da comemoração do dia do Administrador, no último 9 de setembro, a coluna desta terça-feira (10), abordará o mercado de trabalho desta importante profissão. Concentrando a maior quantidade de alunos matriculados no ensino superior do Brasil, essa carreira comemora, em 2013, 48 anos de regulamentação. Na Bahia, de acordo com o cadastro do Conselho Regional de Administração (CRA) são 112 cursos, 89 deles presenciais. A despeito da vantagem de dispor de uma oferta variada e desconcentrada geograficamente, o candidato à carreira pode se confundir com tantas opções e, para isso, existe o sistema de avaliação do Ministério da Educação e os rankings independentes, dentre os quais o Guia do Estudante, da editora Abril, e o Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF), estão entre os mais conhecidos e utilizados.
O Guia do Estudante classifica os cursos através da atribuição de estrelas. Os cursos podem ser avaliados com nenhuma, 3, 4 ou 5 estrelas. Na Bahia, os cursos da Unifacs, Ufba, Uneb (Salvador), Ucsal, Uesc, Uesb e Ifba receberam 4 estrelas na última avaliação deste ranking. Já o RUF, trabalha com vários critérios, dentre os quais a classificação pela avaliação do mercado, que é o que mais nos interessa nesta coluna. Ou seja, os cursos que proporcionam maior empregabilidade para seus alunos. De acordo com este indicador, a Unifacs e a Ufba estão entre os melhores do Brasil, empatados com pontuação total de 95,97 pontos, em uma escala que vai até 100 pontos. Isso, sem sombra de dúvidas, é uma boa noticia para os estudantes baianos. Recente pesquisa feita pelo Conselho Federal de Administração constatou que os principais motivos que levam à escolha da profissão estão associados à “formação generalista e abrangente” que ela proporciona (25,41%) e à “existência de amplo mercado de trabalho” (21,29%). Já que falamos no assunto, a quantas anda o mercado de trabalho deste profissional? De acordo com o portal Catho, cerca de 73% de todas as vagas anunciadas pelo site são para administradores, em diferentes cargos. No Brasil, levantamento feito pelo Conselho Federal de Administradores (CFA) em 2011 apontou que a remuneração média mensal do administrador, observadas as diferenças entre gêneros, empresas e região, está entre 3,1 e 10 salários mínimos. Não há um piso mínimo profissional estabelecido para a categoria mas a Federação Nacional dos Administradores (FENAD) e o Sindicato dos Administradores da Bahia (SINDAEB) sugerem uma remuneração de ingresso não inferior a R$ 2 mil para os recém formados e de R$ 4.500 para aqueles com mais de três anos de formados. A valorização do profissional de Administração começa na universidade. Esta é uma das áreas que mais oferece vagas para trainees e os estágios estão entre os mais cobiçados do mercado. Veja a remuneração média dos trainees. Outro dado interessante divulgado pelo Diagnóstico do CFA é que 57% dos profissionais estão empregados no setor privado e 58% deles estão trabalhando em empresas de grande porte, com mais de 500 empregados. O levantamento do CFA mostra que, nos próximos cinco anos as áreas mais promissoras para a contratação de administradores no Brasil serão de consultoria empresarial, serviços em geral e administração pública indireta, com diferenças regionais. Em matéria publicado no Estado de São Paulo, a consultoria Robert Half pontua que entre as perspectivas de contratação para este ano se destacam os setores de óleo e gás, infraestrutura, varejo e bens de capital.
Dentre as especialidades da profissão, as áreas de finanças e logística seguem com maior procura e salários. Além de um sólida formação, em uma instituição de ensino séria, o profissional da área deve investir em idiomas e em educação continuada. Apenas 42,3% dos respondentes da pesquisa do CFA afirmaram ser fluentes em inglês enquanto outros 47,2% alegaram não dominar nenhum idioma estrangeiro. Considerando que esta pesquisa é nacional e que a realidade na Bahia ainda é mais preocupante neste quesito, muito ainda temos que caminhar. Finalizo a coluna parabenizando meus colegas de profissão pelo dia de ontem e convocando mais jovens a se unir a nós nesta carreira que constrói a riqueza de nosso país. Quer seja através da estrutura produtiva existente, através do empreendedorismo ou da gestão pública, o administrador se destaca como o motor que faz com que as coisas aconteçam. Se você se interessou por esta carreira ou deseja maiores informações sobre a pesquisa citada e os cursos existentes na área, seguem alguns links interessantes. http://pesquisa.cfa.org.br/grep/graficos/ http://ruf.folha.uol.com.br/2013/rankingdecursos/administracaodeempresas/avaliacao_de_mercado.shtml http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/?qu=administra%E7%E3o http://www.cra-ba.org.br/
"A valorização do profissional de Administração começa na universidade" |
Profa. Dra. Carolina Spinola |
---|
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade