A partir desta quarta-feira (11), a cidade de Bom Jesus da Lapa, distante 778 quilômetros de Salvador, recebe a Feira Cidadã com serviços de saúde e cidadania para os moradores do município e cidades vizinhas. A expectativa é de realizar 10 mil atendimentos gratuitos até sexta-feira (13).
Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), a feira contará com cirurgia de pterígio pela primeira vez.
Leia também:
“São três dias de atendimento de feira, porém com atendimento simultâneo no Hospital Municipal Carmela Dutra, com as cirurgias eletivas de catarata, pterígio e as limpezas de lente, que chamamos de Yag Laser. Os serviços de odontologia ocorrerão durante seis dias. Já as cirurgias eletivas serão seguem até domingo”, contou o coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes.
Entre os atendimentos e serviços de saúde estão previstas 3.600 consultas médicas, 3.500 exames, sendo 2.400 ultrassonografias de mama, abdome e transvaginal, além de 600 eletrocardiogramas e 420 mamografias para mulheres de 40 a 69 anos de idade. Ainda são esperados 2 mil atendimentos de odontologia e 3 mil consultas oftalmológicas com triagem para cirurgia de catarata e pterígio.
Mais serviços
O SAC Móvel ainda completará a feira com a emissão de segunda via do RG, com limite de 250 documentos por dia, além de inscrição no CPF e certidão de antecedentes criminais.
Os interessados em diferentes tipos de serviço e atendimento podem retornar à feira entre os dias de funcionamento para realizar diferentes tipos de procedimento.
A feira ainda terá corte de cabelo, barba, design de sobrancelhas, aferição de pressão arterial, glicemia, temperatura e saturação.
Vale lembrar que para acessar os serviços é necessário apresentar cartão do SUS, RG, comprovante de residência, comprovante de vacinação da Covid-19 e requisição médica para realização de exames.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!