icone de busca
iBahia Portal de notícias
BAHIA

Defensoria pede retirada de preferência de etnia de adoção

Medida, de acordo com DP, seria uma forma de reduzir racismo no sistema nacional de adoção e impedir que crianças e adolescentes negros deixem de ser adotados

foto autor

Redação iBahia

23/03/2022 às 12:32 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Defensoria Pública da Bahia, em ação conjunta com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, pediu à Justiça que removesse do Cadastro Nacional de Adoção o campo formulário "preferência étnica".

A medida, de acordo com a DP, seria uma forma de reduzir o racismo no sistema nacional de adoção e impedir que crianças e adolescentes negros deixem de ser adotados. A petição foi protocolada na segunda-feira (21) Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

Atualmente, quem entra na fila para adotar precisa responder a um formulário de pré-cadastro no site do Conselho Nacional de Justiça que funciona como um tipo de triagem. O documento permite selecionar preferências como idade, gênero e a etnia.

Segundo as Defensorias, a preferência de raça pode ser qualificada como racismo institucional por parte do Estado.

Outro pedido feito pelas duas Defensorias ao CNJ é para que os cursos preparatórios à adoção envolvam, necessariamente, discussões a respeito do racismo e tenham capacitações para educar os adotantes em relações étnico-raciais.

Leia mais sobre Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Bahia