Em 2021, o número registrado foi de 2.513, o que significa 16% a mais do que o verificado em 2020, primeiro ano da pandemia causada pelo novo coronavírus. No ano passado, foram feitas 2.170 escrituras de divórcios nos Tabelionatos de Notas.
Em números absolutos, a Bahia registrou um crescimento de 324 divórcios a mais em 2021 do que no ano anterior (2.170)
No Brasil, também foi registrado o aumento. O país chegou a um recorde histórico, contabilizando 80.573 casos desde o início da série em 2007.
Pedidos online
Agora é possível fazer o pedido de divórcio de forma online. O serviço passou a ser oferecido em julho de 2020, através da plataforma e-Notariado, devido à pandemia.
Neste sistema, os Cartórios de Notas da Bahia registraram em 2021 o aumento de divórcios – 2.513 – comparado ao ano pandêmico em 2020.
Para realizar o cartório de forma online, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes.
Com esses pré-requisitos, o processo pode ser realizado de forma totalmente online, através da plataforma e-Notariado, onde o casal, de posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.
O casal escolhe o Cartório de Notas e a partir daí é agendada uma videoconferência com o tabelião para realizar a escritura, que é assinada digitalmente com certificado digital Notarizado ou por ICP-Brasil, assinatura digital de padrão nacional utilizada, por exemplo, para declarar o Imposto de Renda.
Leia mais sobre Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!