A embaixadora Linda Thomas-Greenfield, representante dos Estados Unidos nas Nações Unidas, se juntou à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, para reafirmar o compromisso dos presidentes Biden e Lula de renovar o Plano de Ação Conjunto Brasil-EUA para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade (JAPER).
O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (3) na Casa do Carnaval, localizado no Pelourinho. Após o Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indigenas, em abril, e antes da segunda sessão do Fórum Permanente da ONU sobre Povos Afrodescendentes, de 30 de maio a 2 de junho, a embaixadora e a ministra reiteraram o desejo do governo norte-americano de colaborar com o governo brasileiro para promover a equidade para comunidades raciais e étnicas marginalizadas, incluindo afrodescendentes e comunidades indigenas.
Leia também:
Conheça abaixo todos os pontos apresentados pela embaixadora:
1. Diálogo de alto nível Brasil-EUA sobre o JAPER, a ser realizado em Brasília
Encontro a ser realizado no dia 23 de maio estabelecerá um plano de trabalho bilateral abrangente e grupos de trabalho para tratar das barreiras sociais a afrodescendentes nos EUA e Brasil como o acesso à educação, saude, tratamento da violência, fomento da cultura e preservação da memória nacional.
2. Programa JAPER apoiará talentos afro-brasileiros e norte-americanos
Ação vai conectar faculdades e universidades historicamente negras sediadas nos dois países, fornecendo orientação e treinamento profisional para mulheres afrodescendentes na midia e no jornalismo comunitário no Brasil, e promovendo a iniciativa POWER "Black Stars Rising", que orienta e financia startups de tecnologia.
3. Financiamento para inclusão
Oportunidade de financiamento de 500 mil dólares para eliminar barreiras à inclusão de comunidades marginalizadas e carentes por meio da capacitação de líderes da sociedade civil e da criação de redes comunitárias no Brasil.
4. Reconhecimento da Rede Internacional de Cidades Anti-Racistas
Programa lançado pelo prefeito da cidade do Rio de Janeiro na Cúpula das Cidades das Américas em Dever, em 27 de abril.
5. Reconhecimento de outras iniciativas que os EUA estão apoiando
Promoção da inclusão social e equidade racial, como a realização de um curso de Podcast para comunidades quilombolas, anúncio de bolsas de estudo de inglês para afro-brasileiros e subsídios para preservar línguas indígenas e tradições orais no Brasil.
6. Preservação do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro
Representantes celebraram os esforços conjuntos dos dois governos para preservar o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro - um importante local histórico para os afro-brasileiros e Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO,
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!