icone de busca
iBahia Portal de notícias
BAHIA

Estudantes indicam locais de segurança falha na Ufba

Seis alunos foram assaltados no domingo dentro do campus da Politécnica por homens armados

foto autor

Redação iBahia

01/11/2016 às 14:47 • Atualizada em 31/08/2022 às 20:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Apesar de algumas melhoras, estudantes, professores e servidores da Ufba ainda se sentem inseguros nos campi. Na Escola Politécnica, as pessoas apontaram alguns pontos críticos e locais onde a segurança é falha. “Depois que escurece, não tem mais iluminação. É muito inseguro”, reclama a estudante de Engenharia Química Isabela Heine, 22 anos. “Já soube de vários assaltos, às vezes tem alguém de moto rondando pelo estacionamento”, disse. Segundo ela, os estudantes já pediram uma cancela para o estacionamento, mas até agora o equipamento está disponível apenas no estacionamento de professores e servidores.

				
					Estudantes indicam locais de segurança falha na Ufba
Estudantes apontam medo na escadaria da Politécnica, principalmente à noite (Foto: Mauro Akin Nasson/CORREIO)
Colega de curso de Isabela, Jéssica Rios, 26, também se sente insegura. “Finais de semana ou época de férias tem pouca gente, que é quando fica mais perigoso e ocorrem mais assaltos. A escada tem muito assalto”. Jéssica se refere à escadaria que liga a Politécnica a Ondina. “Muita gente que conheço já foi assaltada lá”, confirmou o estudante de Engenharia Civil Fred Ramos, 22.Há postos de vigilância nos extremos da escadaria, mas a iluminação é falha: alguns postes estavam quebrados. A vegetação também não é sempre cuidada, embora ontem estivesse podada. É justamente por ela que passa diariamente a estudante do mestrado de Biologia Juliana Lucatelli, 25. “Saio de Biologia e subo a escada para ir para casa. Mas só me atrevo se ainda não estiver escuro. Depois disso, prefiro pegar o Buzufba”, contou. Ela se lembrou de um colega assaltado às 9h, no local. Outros lugares apontados como críticos são a ladeira ao lado dos estacionamentos, que leva à escada, onde a vegetação foi recentemente podada; e o muro que dá para a Rua Caetano Moura, que é bastante baixo em um ponto, facilitando o acesso.

				
					Estudantes indicam locais de segurança falha na Ufba
Estudantes afirmam que campi ficam mais perigosos durante as férias ou fins de semana (Foto: Mauro Akin Nasson/CORREIO)
“A sensação é de que estamos na rua. A cidade está esse absurdo. Se eu pudesse, pegava minha mulher e meus dois filhos e iria embora”, afirmou o estudante de Engenharia Civil Eduardo Vilas Boas, 50. Uma funcionária que não quis se identificar apontou a falta de policiamento no entorno da universidade. “Aqui é complicado mesmo, começando pelo ponto de ônibus. É uma área que tem pouco ou nenhum policiamento, isso deve facilitar (a ação dos bandidos)”.Casos de violência na Ufba em 2016 Tentativa de estupro: Uma estudante denunciou à polícia uma tentativa de estupro que sofreu no campus de São Lázaro. O caso ocorreu na manhã do dia 23 de agosto deste ano. Numa rede social, a vítima relatou que o agressor a seguiu até o campus, e a empurrou contra uma parede. “Começou a apertar meu pescoço e meu rosto dizendo para eu não gritar. Em momento nenhum ele me pediu celular ou coisa do tipo”, relatou a jovem. Um segurança viu a ação e a acudiu. O suspeito escapou.Ataque ao BB: Na madrugada de 15/3 deste ano, quatro vigilantes da Escola Politécnica foram rendidos e presos numa guarita por seis bandidos, quando estavam de plantão. O bando pulou o muro do campus e buscou armas e um maçarico em um carro estacionado no local previamente. O plano era arrombar um posto bancário no local, mas não deu certo e a quadrilha fugiu levando pertences dos seguranças.Morte no campus: Erickson Freire dos Santos, 37, morreu após cair de uma altura de 7m no Instituto de Química, na madrugada do dia 4/3 deste ano. Segundo a polícia, ele estava tentando arrombar o portão do Instituto de Física, mas a ação chamou a atenção dos seguranças. Erickson, que trabalhava com refrigeração, então correu e caiu na ribanceira. Ele havia brigado com a namorada horas antes.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia