Além de serem tradicionais nas receitas das
festas de final de ano, as frutas secas também colaboram para o combate de algumas doenças. De acordo com a nutricionista do Hospital San Paolo, em São Paulo, Flávia Salvitti, o consumo equilibrado desses alimentos pode ajudar na saúde de diversas formas. “Consumidas com moderação, elas podem ser benéficas à saúde, pois são ricas em fibras, ferro, magnésio, minerais, potássio, selênio, cálcio, vitaminas A e do Complexo B”, declara. De acordo com a especialista, o ideal é misturar as porções de frutas.“O que indico é o consumo de uma mistura com as frutas secas: uma porção de cinco uvas passas; três ameixas ou três tâmaras. Para alcançar, no máximo, um total de três a quatros frutas”, explicou. Flávia ressalta ainda que todas as frutas secas podem ser consumidas, pois são ricas em fibras o que auxilia o bom funcionamento do intestino. Porém, é necessário fazer o consumo consciente devido ao teor calórico dos alimentos.
Faça em casa uma barra de cereais com frutas secas e castanhas Saiba qual é a mistura perfeita de frutas secas para a sua saúde e a função de cada uma no combate das doenças: Ameixa: É indicada no combate de hemorroidas e recomendada em caso de prisão de ventre. Possui grande quantidade de fósforo, o que contribui nos tratamentos de debilidade cerebral. É indicada também na prevenção de doenças como reumatismo, artrite, aterosclerose por ser rica em vitaminas do complexo B.
Damasco: É benéfico para a saúde ocular devido à vitamina A.
Tâmara: É rica em potássio e indicada aos hipertensos.
Uva Passa: Tem funções cicatrizantes. Ajuda no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos, o que auxilia no combate à anemia e doenças renais.
Castanha do Brasil: É rica em selênio, um antioxidante capaz de proteger as células do organismo contra radicais livres, melhora a memória, combate o envelhecimento das células, reduz o colesterol ruim e aumenta o bom, mas deve ser consumida com moderação, o excesso pode ser prejudicial à saúde. É recomendado o consumo de duas por dia.