Uma ligação clandestina de energia encontrada em uma fazenda na cidade de Juazeiro tinha capacidade de abastecer mais de mil casas na Bahia. Segundo informações da Neoenergia Coelba e do g1 Bahia, o caso aconteceu no povoado Campo dos Cavalos, norte do estado.
O dono da propriedade não estava no local no momento em que a irregularidade foi localizada, na quinta-feira (12). E por isso, ele será intimado para prestar esclarecimentos, já que um inquérito policial foi instaurado pela Polícia Civil.
Leia também:
Por meio de nota, a Neoenergia Coelba estima que a energia desviada foi de 165 mil quilowatt-hora. Ou seja, tinha capacidade para abastecer 1.400 unidades residenciais durante um mês. Para identificar o ponto de desvio de energia, a Coelba utilizou softwares que conseguiram mapear a fazenda. A mesma tecnologia é utilizada no combate a esse tipo de crime em toda a Bahia.
Foram deslocadas para a ocorrência seis equipes da distribuidora, três policiais e um perito. “Neste começo de ano seguimos focados em combater as ligações clandestinas na Bahia. Destacamos que a nossa atuação independe do local ou o tamanho do empreendimento. Todos que estão furtando energia, e que sejam identificados pelos nossos profissionais, serão regularizados e estarão suscetíveis às punições previstas em lei”, destacou o gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.
Popularmente conhecidas como "gatos", as ligações clandestinas de energia representam riscos à segurança das pessoas e dos imóveis. A Coelba reforça que o furto de energia prejudica o fornecimento da região e pode causar problemas à rede elétrica.
Além disso, o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Denúncias são feitas de forma anônima por meio do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!