O Governo da Bahia anunciou a antecipação do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as prefeituras de cidades atingidas pelas enchentes no interior do estado.
A decisão foi anunciada durante duas reuniões realizadas nesta quarta-feira (28), na Governadoria, entre o governador eleito, Jerônimo Rodrigues, o governador em exercício, Adolfo Menezes, e secretários de Estado.
Leia também:
“O Estado está pagando, antecipadamente, nesta quinta-feira (29), o ICMS, que já será uma ajuda importante na dinamização econômica para todos os municípios, não apenas os atingidos pela enchente”, disse o governador eleito.
Além da verba antecipada, as cidades afetadas pelas enchentes tambem terão uma linha de crédito, no valor de R$ 100 milhões, através da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), para o financiamento a empresários que tiveram negócios prejudicados pelas chuvas.
De acordo com o g1 Bahia, o governo ainda avalia responsabilizar a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) pelos danos causados em Jequié e região.
Segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), até o dia 26 de dezembro, o estado contabilizou 205.071 pessoas atingidas pelas chuvas em 106 municípios. Além disso, 2.212 pessoas estão desabrigados, 24.758 desalojados e 178.091 foram afetados em decorrência dos efeitos diretos das enchentes e alagamentos.
Nesta quarta-feira (28), foi atualizado o número de mortos pela tragédia. A segunda vítima foi um idoso de 65 anos que sofreu um afogamento após uma cabeça d’água arrastá-lo por um riacho afluente do Rio de Contas. O caso aconteceu em Tanhaçu, no sudoeste do estado.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!