O resultado da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Bahia será divulgado na segunda-feira (20) e já ultrapassa os 93%. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) está finalizando a apuração, restando apenas duas das quinze coordenadorias regionais e o índice pode chegar a 95% dos mais de 4 milhões de bovinos e bubalinos com idade até 24 meses a serem vacinados.
Na primeira etapa da campanha, realizada em maio de 2013, foram imunizados 91,15% dos animais, registrando um aumento de mais de 4 pontos percentuais.
Para a segunda etapa de vacinação, ocorrida em novembro de 2013, a Adab conseguiu, junto ao Ministério da Agricultura, unificar todo o Estado em apenas uma estratégia vacinal. A Zona de Proteção passou a vacinar apenas o rebanho jovem de 0 a 24 meses, assim como todos os outros municípios da Bahia.
Esta unificação da Bahia representa a redução direta da ordem de R$ 13,5 milhões nos custos da produção da pecuária baiana e os criadores dos oito municípios que compõem a Zona de Proteção (Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Mansidão, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia e Buritirama) também atenderam ao chamado da Adab.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade