icone de busca
iBahia Portal de notícias
BAHIA

Justiça barra PL que altera pensão militar na Bahia

Decisão do desembargador Paulo Alberto Nunes Chenaude acata pedido impetrado pelo deputado estadual Soldado Prisco

foto autor

Redação iBahia

13/04/2022 às 6:56 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:13 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) determinou que a sessão marcada para votar o Projeto de Lei 24.510/2022, encaminhado pelo governador da Bahia Rui Costa, fosse suspensa. O texto dispõe sobre a pensão militar no estado.

A decisão do desembargador Paulo Alberto Nunes Chenaude acata pedido impetrado pelo deputado estadual Soldado Prisco. Com isso, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Adolfo Menezes, precisou suspender a a sessão minutos antes do início da mesma.

No pedido, Prisco argumenta que "o projeto atropela ritos parlamentares importantes como o prazo para propor emendas" e aponta "desconformidade" do PL com a legislação federal, uma vez que prevê o fim da vitaliciedade e exclusão de benefícios para pensionistas de servidores que vierem a óbito no serviço.

No dia 5 de abril, o governo estadual enviou o PL à Alba. Segundo o governador, o projeto busca aprimorar regras específicas para fortalecer o Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM), em consonância com normativos contidos nas legislações federal e estadual.

O projeto estabelece ainda que a concessão da pensão militar será deferida levando em consideração a declaração de beneficiários preenchidas em vida pelo contribuinte.

Leia mais sobre Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia