A Bahia registrou cerca de 31.236 ligações irregulares no primeiro semestre de 2023. Conhecidos como "gatos", a ligações irregulares são os principais motivadores de interrupção de energia no estado. O balanço foi divulgado pela Neoenergia Coelba nesta quinta-feira (25).
O volume registrado significa que, em média, 347 fraudes foram encontradas por dia pelos profissionais da distribuidora ao longo do trimestre.
Leia também:
Segundo a companhia, as ligações irregulares podem provocar interrupções de energia em residências, unidades comerciais, hospitalares e até em indústrias. Ao todo foram 175 interrupções de energia na Bahia.
Ainda segundo a Neonergia Coelba, os "gatos" causam sobrecarga na rede elétrica, já que, a prática representa uma carga não dimensionada no sistema de distribuição.
A prática também pode provocar danos diretos às fiações por conta da falta de habilidade da pessoa que realiza o serviço ilegal.
A Neonergia Coelba estima que a energia recuperada nas ações de combate ao furto de energia foi de 92 milhões de quilowatt/hora, que seria suficiente para abastecer todo o município de Feira de Santana - o segundo maior do Estado, durante 45 dias.
O número de ligações irregulares encontradas no primeiro semestre de 2023 foi cerca de 11% superior ao volume removido nos três primeiros meses de 2022 (28.584).
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!