icone de busca
iBahia Portal de notícias
BAHIA

Morre aos 86 anos Mãe Lídia, yalorixá responsável por maior Candomblé de rua do mundo

Líder do terreiro Ilê Axé Yá Oman, ela influenciou para que o Bembé do Mercado se tornasse Patrimônio Cultural da Brasil

foto autor

Redação iBahia

08/12/2022 às 16:05 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Morre aos 86 anos Mãe Lídia, yalorixá responsável por maior Candomblé de rua do mundo
Foto: Arquivo Pessoal

Morreu na manhã desta quinta-feira (8) a yalorixá Mãe Lídia, que era responsável pelo maior Candomblé de rua do Mundo, o Bembé do Mercado, em Santo Amaro, no recôncavo da Bahia. Ela tinha 86 anos e há 48 esteva à frente do terreiro Ilê Axé Yá Oman, um dos mais tradicionais do estado. A causa da morte não foi detalhada.

Mãe Lídia nasceu e foi criada em Santo Amaro. Ela foi iniciada no Candomblé em 1955, para Oxaguiã e Obaluaê, e dedicou mais de 70 anos de vida à religião. Registrado como Patrimônio Cultural do Brasil em 2019, o Bembê do Mercado foi assim reconhecido por influência da yalorixá.

Leia também:

Além dessa influência na celebração, a Mãe Lídia também ganhou notoriedade por lutar pela divulgação, preservação e manutenção do Candomblé. Em nota publicada no Instagram, a prefeitura de Santo Amaro lamentou a morte da yalorixá.

"É com pesar que a gestão municipal recebe a notícia do falecimento de Mãe Lídia, matriarca do povo de santo de Santo Amaro. Mãe Lídia foi defensora incansável dos valores culturais mais significativos e contribuiu com a luta contra o racismo e a intolerância religiosa em nosso município. Em tempo, a Prefeitura se solidariza com todos familiares (biológicos e espirituais) neste momento de dor", diz o pronunciamento.

O velório e o axexê, que é uma cerimônia fúnebre realizada no Candomblé, estão sendo realizados no terreiro que era comandado pela líder religiosa. Já o sepultamento de Mãe Lídia está marcado para acontecer na sexta-feira (9), às 9h. A cerimônia será realizada no cemitério Campo da Caridade, em Santo Amaro.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia