icone de busca
iBahia Portal de notícias
BAHIA

Morte de jovem na Saramandaia deu início à perseguição no Candeal

Suspeito morto é acusado de matar o soldado da PM Lenildo Santos Costa, de 37 anos, em uma pizzaria no Vale dos Lagos em 2012

foto autor

23/09/2015 às 15:11 • Atualizada em 31/08/2022 às 18:39 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O tiroteio entre bandidos e policias da Rondesp Atlântico que provocou pânico entre o moradores de dois edifícios do Candeal começou no bairro da Saramandia, após a morte de um adolescente de 14 anos. O crime aconteceu por volta da 0h30 desta quarta-feira (23), na Rua São Jorge Evangelista, atrás da sede do Detran. Os edifícios foram invadidos por suspeitos que fugiam da polícia após o crime.
Um dos suspeitos foi morto dentro do banheiro da portaria do prédio Mirantes do Candeal (Foto: Victor Abreu)
O garoto, identificado como J.S.F, 14, morreu no meio da rua depois de ter sido baleado em várias partes do corpo durante uma troca de tiros entre gangues rivais. Segundo o major Sérgio, da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (Pernambués), eles disputavam o comando de pontos de tráfico de drogas na região.Depois do tiroteio, os bandidos foram flagrados com armas no início da Rua Santa Bárbara de Saramandaia, por uma viatura da 35ª Companhia Independente da Polícia Militar (Iguatemi), que passava pela avenida ACM, nas proximidades do Detran. Os policiais abordaram o grupo e houve uma nova troca de tiros.Os suspeitos abandonaram três carros - um Ônix, um Sandero e um Doblô -, na entrada do bairro e fugiram a pé em direção à Saramandaia. Outros cinco homens que estavam no local, entre eles um adolescente de 16 anos, fugiram em um Voyage Cinza. Quando os bandidos chegaram nas proximidades da loja Comercial Ramos, foram surpreendidos por equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp Atlântico), que foram acionados para dar apoio.[youtube jS6jTZaDRdw]Os bandidos tentaram fugir, mas acabaram batendo o veículo em um poste. Eles desceram do carro e, segundo a PM, fizeram disparos contra a viatura da Rondesp. No confronto, o adolescente que estava no carro foi baleado na perna esquerda e acabou sendo capturado. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanece internado."Eles subiram para cá [Candeal] por uma escadaria que tem na Ladeira Cruz da Redenção, que é sempre usada como ponto de fuga", relatou um morador que não quis se identificar. A equipe do CORREIO esteve no local e achou um rastro de sangue que, segundo testemunhas, foi deixado pelo adolescente ferido durante uma tentativa frustrada de fuga.
Adolescente baleado deixou rastro de sangue (Foto: Amanda Palma)
Os suspeitos conseguiram correr até a Rua Alberto Pondé, onde invadiram três prédios ao tentarem se esconder dos policiais. Dois deles invadiram o prédio Mansão do Candeal. Para tentar dominar a dupla, moradores contaram que os policiais jogaram uma bomba de gás lacrimogêneo na guarita do prédio."A sensação era de que o prédio estava desabando. Foi pânico total, parecia uma guerra. Eu estava com duas crianças em casa e cheguei a pegar cadeiras para botar na porta, pois a sensação era de que os bandidos estavam no meu andar", disse uma moradora chorando que não quis se identificar.Após a detonação da bomba, um dos suspeitos, Gilmarcio Souza dos Santos, de 23 anos, se entregou. "Não machucaram ele, nem nada, e botaram no camburão", disse um engenheiro que mora no prédio da frente. O outro bandido fugiu fazendo disparos e conseguiu despistar os policiais pulando entre um prédio e outro.Após a realização de novas buscas, a polícia localizou Raul Gonçalves da Silva, conhecido como 'Bichão', dentro do prédio Mirantes do Candeal. Ele tentou se esconder, mas foi abordado pela PM no banheiro da portaria.Novamente, houve uma troca de tiros, e Raul foi baleado várias vezes. Ele foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas já chegou na unidade morto. "Os moradores ficaram nas janelas dos prédios acompanhando e aplaudiram quando o morto saiu. Parecia uma arena", lembra um morador do prédio vizinho. Raul é acusado de matar o soldado da PM Lenildo Santos Costa, 37 anos, em uma pizzaria no Vale dos Lagos em 2012.Além de Gilmarcio, o quarto bandido foi detido pelos policiais da Rondesp Atlântico e os dois foram levados para o Central de Flagrantes e em seguida apresentados no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O quinto suspeito conseguiu fugir.
Raul foi baleando dentro do banheiro do prédio Mirantes do Candeal (Foto: Amanda Palma)
Com eles, os bandidos a polícia apreendeu uma submetralhadora calibre 9mm municiada com cinco cartuchos, uma pistola calibre ponto 40 de propriedade da Polícia Civil, também municiada com três cartuchos e um revólver calibre 38 municiado com dois cartuchos intactos e quatro deflagrados.Além das armas, duas placas de colete balístico, 32 munições calibre 7.62, uma capa de colete balístico, 11 pinos de cocaína e os veículos envolvidos na situação também foi apreendidos e apresentados no DHPP.Moradores assistiram tudoUm morador, que registrou toda a ação, contou que estava assistindo TV, quando começou a ouvir os gritos. "No início, achei que era alguma coisa com futebol, mas percebi que já era um pouco tarde, já tinha passado da meia-noite. Foi aí que ouvi um grito de socorro e cheguei na janela. Vi dois policiais atrás de um carro, olhando para a portaria de um dos prédios, Mansão do Candeal. E vi que era o porteiro do prédio que estava pedindo socorro, dando a entender que tinha mais alguém lá", comentou um condômino da rua.Segundo ele, todos os moradores da rua estavam nas janelas observando a ação. O suspeito que foi morto usou o basculante do banheiro da portaria, que dá acesso a garagem do prédio Mansão do Candeal. "O povo começou a gritar, avisando que ele estava pulando, e a Rondesp correu atrás dele. Ouvi alguns tiros e eles conseguiram pegar esse cara, não machucaram ele nem nada, e botaram no camburão".Ainda de acordo com o morador, depois que o suspeito foi preso, o porteiro chamou os policiais e avisou que o outro suspeito - que foi morto - pulou do prédio Mansão Candeal para o Mar de Creta. "De lá, ele pulou para o Mirantes do Candeal. Nisso chegou mais uma viatura da Rondesp, e alguns carros da Polícia Militar. Haviam pelo menos uns 12 policiais aqui", relatou. O rapaz contou ainda, que os PMs vasculharam todos os prédios, mas não encontraram outros suspeitos. "Ficaram aqui ainda um tempo conversando com os porteiros e trocando informações", disse. Depois que as viaturas foram embora, o jovem contou que voltou a dormir, mas acordou com o barulho de um tiro e vidro quebrado. "Vimos os policiais entrando no Mirando do Cardeal. Dessa vez eu ouvi pelo menos cinco tiros, e eles saíram carregando um cara desacordado e colocaram no camburão e foram embora com a sirene ligada", concluiu.
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia