O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu um inquérito civil para apurar o surgimento de novas manchas de óleo nas praias do estado. A informação foi divulgada pelo órgão nesta terça-feira (26). A situação também é investigada pelo Governo.
Em nota, o MP-BA detalhou que a investigação foi iniciada no dia 15 de setembro, depois que o problema foi informado ao órgão. Um dos objetivos é apurar se há relação entre o óleo de agora e o encontrado em 2019.
Leia também:
O material tem sido encontrado desde o início do mês. Além de Salvador, pelo menos outras quatro cidades foram afetadas: Cairu, Jaguaripe, Vera Cruz e Valença.
Ainda não se sabe a origem precisa do material, mas pesquisadores do Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo, Energia e Meio ambiente do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Lepreto) analisaram uma amostra da capital e chegaram à conclusão de que o óleo tem correlação com o petróleo produzido em Kuwait, país do Oriente Médio.
Segundo o Governo da Bahia, os esforços para identificar a origem da contaminação foram intensificadas desde o conhecimento do fato.
Participam das ações, além da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Marinha do Brasil, Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Saúde, Prefeituras de Cairu, Valença, Jaguaripe, Salvador e Vera Cruz.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!