icone de busca
iBahia Portal de notícias
BAHIA

Município de Presidente Tancredo Neves anuncia cancelamento dos festejos juninos após recomendação do Ministério Público

A cidade, que em 2021 decretou estado de emergência devido às fortes chuvas, investiria mais de R$ 1.3 milhão para a realização do evento

foto autor

Bianca Andrade

18/06/2022 às 10:01 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:08 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Município de Presidente Tancredo Neves anuncia cancelamento dos festejos juninos após recomendação do Ministério Público
Foto: Rosilda Cruz/ Bahiatursa

A prefeitura de Presidente Tancredo Neves, município baiano a 240 km de Salvador, anunciou na madrugada deste sábado (18) o cancelamento dos festejos juninos na cidade.

Em pronunciamento feito por meio de carta pública, o prefeito da cidade, Antônio dos Santos Mendes, conhecido como Toin do Bó, informou a decisão de acatar a recomendação do Ministério Público após uma análise dos gastos que teria com o evento de grande magnitude.

Leia também:

"O momento por que passa e felizmente, passou o referido Município, não permite ao Ministério Público concluir pelo acerto, economicidade, proporcionalidade, razoabilidade, de tal destinação, em especial por se tratar de Município que recém saiu de estado de emergência e necessitou angariar recursos perante a União Federal para se reestruturar".

A recomendação do MP teve como base a mesma feita para a cidade de Wenceslau Guimarães, a aproximadamente 290km de Salvador, cidade que em 2021 decretou estado de emergência devido às fortes chuvas que atingiram o sul e sudeste do estado.

No caso de Presidente Tancredo Neves, o gasto seria de R$ 1.366.245,00 para a realização do evento, valor que na concepção do MP deveria ser utilizado para saúde, educação e melhorias na cidade.

"Posto isto, e considerando os precedentes judiciais em cidades em condições similares, bem como, o entendimento que vêm sendo adotado pelo STJ, e visando evitar o emprego de dinheiro público de maneira irreversível na contratação de itens essenciais a realização dos festejos, sem qualquer segurança de sua realização, o prefeito Antonio dos Santos Mendes ( Toin do Bó), acatará a Recomendação ministerial e cancelará as festividades juninas no município".

Com a decisão, a cidade de Presidente Tancredo Neves se torna o terceiro município baiano a cancelar a festa de São João em menos de um mês. Além de Wenceslau Guimarães, a cidade de Serra Dourada suspendeu a festa, devido ao aumento de casos de Covid-19.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Foto do autor
AUTOR

Bianca Andrade

AUTOR

Bianca Andrade

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia