Uma cepa de dengue que ainda não havia sido encontrada na Bahia foi identificada em duas cidades do estado, segundo informações divulgada pela Secretaria da Saúde (Sesab) nesta quinta-feira (8). Após a descoberta, a pasta demitiu um alerta para a doença.
De acordo com a Sesab, a cepa é dengue sorotipo 2 (DENV-2) pertencentes ao genótipo II – cosmopolita. O material foi encontrado em oito amostras, sendo seis em pessoas residentes em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, e duas em Camaçari, na região metropolitana.
Leia também:
O alerta vale para os núcleos Regionais de Saúde e para as secretarias Municipais de Saúde do estado e orienta sobre a importância da detecção precoce de sinais e sintomas.
Conforme o alerta, este genótipo é o mais disseminado no mundo, no entanto não há ainda dados suficientes para associá-lo a maior transmissão e gravidade dos casos.
Dentre as recomendações contidas no documento, estão:
- A atualização e execução os planos municipais de contingência das arboviroses;
- Mobilizar e orientar a população sobre a situação epidemiológica local e as estratégias de prevenção e controle da dengue;
- Desenvolver ações de rotina no combate ao mosquito Aedes aegypti, como forma de conter a disseminação do vírus;
- Atualizar profissionais de saúde em todos os níveis de atenção da rede pública e privada sobre os sinais e sintomas da doença, diagnóstico, diagnóstico diferencial e manejo clínico adequado.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!