Uma operação da Polícia Federal cumpre nove mandados de busca e apreensão nos estados de Pernambuco e Bahia na manhã desta terça-feira (29). A 'Operação Midsummer' busca combater a fraude em licitações no sertão dos dois estados. A polícia investiga o desvio de recursos públicos ocorridos durante a realização do "São João do Vale", em Petrolina, nos anos de 2012 e 2013.
A quadrilha é acusada de cometer fraudes em duas modalidades - a primeira com a contratação irregular de empresas de locação e montagem de estruturas, direcionar a escolha de licitações e superfaturar preços, além de promover a renovação irregular de contratos e montar estruturas fora das especificações do plano de trabalho.
A segunda vertente de fraudes acontecia na contratação irregular de empresas na intermediação de acordos com artistas e bandas que se apresentariam durante a festa, sem contratos de exclusividade, ao redirecionar a escolha de licitações públicas e superfaturar preços.
A polícia estima que foi desviado, somente em 2013, mais de R$ 10 milhões de reais em contratos fechados naquele ano. O valor total do que foi desviado pelo grupo ainda não divulgado. Dos nove mandados de busca e apreensão, dois foram cumpridos em Campo Formoso e um em Juazeiro, na Bahia. Os demais foram realizados em Salgueiro e Petrolina, em Pernambuco.
Os resultados parciais da operação serão divulgados ainda nesta terça-feira (29), na Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro. A quadrilha é acusado de praticar crimes licitatórios, formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro. A quantidade dos envolvidos, assim como sua identificação, ainda não foram divulgadas pela Polícia Federal.
Matéria original do Correio
Operação combate fraudes em licitações na Bahia e Pernambuco
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade