Uma feira de produtos gourmet promete trazer para turistas os sabores da Bahia. Chocolate, café, cachaça, queijo e mais uma variedade de itens poderão ser degustados na "Origem Week", feira de negócios de produtos gourmets e artesanatos baianos que acontece de 9 a 12 junho, no Centro de Convenções de Salvador.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19), durante coletiva na Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Segundo o coordenador do evento, Rodrigo Vidigal, a ideia é fomentar a diversidade e promover as cadeias produtivas dos produtos associados às 13 zonas turísticas do estado. Durante a feira, serão divulgadas cerca de 280 marcas da produção agropecuária da Bahia, com destaque para a agricultura família. No espaço, também estarão 150 stands.
Leia também:
Para o evento, o espaço do Centro de Convenções será utilizado com realização de aulas de cozinha com produtos do estado, espaço para crianças, palestras e área sensorial de simulação dos biomas da Bahia. A feira também será palco da primeira edição do Festival Internacional Chocolat Salvador. Apesar de ter nascido em Ilhéus, na Bahia, esta é a primeira vez que uma edição acontece na capital baiana.
"O chocolate fortaleceu o turismo gastronômico na Costa do Cacau, inclusive com premiação no exterior. Mostraremos as potencialidades de negócios na região, com a exposição de vários produtos derivados do cacau", ressaltou o coordenador da Origem Week, Rodrigo Vidigal.
A proposta da feira marca também um "novo caminho" do turismo baiano. O titular da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA), Mauricio Bacellar, destacou que, com a pandemia de Covid-19, novas perspectivas de turismo foram criadas, em que as pessoas demandam trocas de experiências.
"Pela questão da pandemia, que as pessoas ficaram um longo período no isolamento social em áreas urbanas, as pessoas agora que estão podendo fazer deslocamentos e viagens demandam por experiências em locais abertos, em contato com a natureza. Nessa nova tendência do turismo, vamos promover essa feira. Vamos dar oportunidade para que as pessoas conheçam, em um local só, diversos sabores e produtos produzidos na Bahia", disse.
Ainda segundo o secretário, o movimento, atrelado a realização do evento deve mobilizar os baianos para conhecer o estado.
"Essa experiência aqui em Salvador vai trazer uma curiosidade das pessoas para conhecer o local aonde os produtos são produzidos, a maneira como são produzidos. Isso vai gerar um fluxo de pessoas no estado, ativando toda a cadeia produtiva do turismo. Além de também fomentar a economia rural do nosso estado, desde a agricultura familiar até a agroindústria", completou.
O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA e das secretarias da Agricultura (Seagri), de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A apresentação contou com a participação de representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia (Singtur-BA), da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), do Conselho Baiano de Turismo (Contur), do Salvador Convention Bureau, da Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade (Fetur), do Sindicato das Empresas de Turismo da Bahia (Sindetur) e da Associação Baiana de Supermercados (Abase).
Leia mais sobre Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!