O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) promove, durante o mês de maio - também conhecido como mês da adoção -, a campanha Seja Potente. Segundo o PJBA, o objetivo da ação é incentivar as iniciativas de apadrinhamento e adoção.
De acordo com a Juíza Sandra Magali, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ilhéus, no primeiro momento, o destaque da campanha vai para o apadrinhamento. Direcionado para crianças e adolescentes que não têm mais pretendentes e já foram esgotadas as possibilidades de adoção, existem três modalidades de apadrinhamento:
Leia também:
- Afetivo (faz visitas regulares);
- Prestador (apoia com seu trabalho);
- Provedor (dá suporte financeiro).
"É extremamente importante porque é uma forma de minorar os impactos do acolhimento e permite que a criança tenha contato com pessoas e construam um vínculo de afeto", destacou a juíza.
Além disso, a ação permite que esses escolhidos conheçam a dinâmica de uma família e participem de eventos da comunidade com alguém que é referência para ela. Ainda dá a possibilidade de continuar o vínculo com o padrinho após sair da instituição.
Quem deseja se tornar um padrinho e mudar a vida de uma criança ou adolescente, deve procurar a Vara da Infância e Juventude da sua cidade. A prática está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!