A Polícia Federal realiza, na manhã desta terça-feira (14), uma operação contra quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas na Bahia, em São Paulo e no estado de Goiás. De acordo com a instituição, a 'Operação Olossá' está na fase III e reúne cerca de 60 Polícias Federais e 30 Policiais Militares no cuprimento de 11 mandados de busca e apreensão nos três estados.
As investigações revelam que a organização criminosa enviava remessas de cocaína para Europa por meio de fundo falsos preparados em malas de viagens despachadas em voos internacionais com destino a Europa e Ásia. Os líderes contratavam pessoas exclusivamente para viajar transportando o entorpecente em voos que partiam dos Aeroportos de Salvador, Guarulhos, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba.
Leia também:
A mesma Organização Criminosa era responsável pela comercialização, no Brasil, de drogas sintéticas vindas do exterior e pela produção de haxixe em imóveis improvisados no interior de São Paulo.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que dois policiais militares são suspeitos de envolvimento com a a organização criminosa. Um ex-soldado também foi alvo da operação.
"Um dos policiais acabou preso ao ser flagrado com cocaína. Ele jogou o entorpecente pela janela, mas a nossa equipe localizou e fez a prisão em flagrante. Já o ex-PM já havia sido alvo da Força-Tarefa e posteriormente demitido pelo crime de extorsão", detalhou o corregedor-geral da SSP, Nelson Gaspar Álvares Pires Neto.
A Corregedoria Geral da Segurança Pública da Bahia, através da Força Tarefa, acompanha a operação em razão de possível envolvimento de policiais militares baianos com os crimes investigados.
Os mandados judiciais foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Salvador/BA que também decretou o sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias usadas pelos investigados. No curso das investigações, a PF contou com o apoio das Polícias Militares da Bahia e de São Paulo, as quais participam também da deflagração da operação.
Leia mais sobre Bahia no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!