Uma comissão criada pela prefeitura de Salvador vai estudar a viabilidade do traslado dos restos mortais do primeiro governador-geral do Brasil, Thomé de Souza, fundador de Salvador, hoje enterrado em um antigo mosteiro na cidade de Vila Franca de Xira, em Portugal.
O decreto instituindo a comissão foi publicado no último dia 1º. A proposta do município é captar recursos da iniciativa privada para construção de memorial dedicado a Thomé de Souza. O local ainda está sendo analisado.
Segundo o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, existem hoje duas possibilidades: o Centro Histórico (Praça Municipal) ou a Península de Itapagipe.
Guerreiro destaca que a vinda dos restos mortais para a Bahia é importante marco para a história do Brasil. As lápides de Thomé de Souza e de sua mulher Dona Maria estão em uma propriedade particular.
A comissão é formada pelo historiador Francisco Sena, pela museóloga Rosângela Esteves, pelo arquiteto Fernando Frank, pelo engenheiro e gerente de Sítios Históricos da FGM, Marco Antonio Rocha, e pelos advogados Ademir Smerin e João Daniel Jacobina. Matéria original do Correio24h: Prefeitura busca restos mortais do 1º governador-geral Thomé de Souza
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade