A cidade de Cachoeira, no recôncavo da Bahia, decretou situação de emergência nesta quinta-feira (1º), por causa dos danos causados ao município com as chuvas que têm atingido a região. O anúncio foi divulgado pela prefeitura no perfil oficial no Instagram.
Na publicação, a administração informou que a decisão leva em consideração as chuvas dos últimos dias, 28, 29, e 30 de novembro, além desta quinta-feira, que provocaram alagamentos em ruas, bairros e distritos das regiões urbanas e rural.
Leia também:
O decreto ainda autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. O decreto tem validade de 20 dias.
Cachoeira é uma das 37 cidades afetadas pelo mau tempo em todo o estado, segundo dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). De acordo com um balanço do órgão, o estado tem 342 desabrigados e 3.684 desalojados, e o número total de atingidos chega a 52.224.
Confira nota na íntegra
A Prefeitura de Cachoeira no uso de suas atribuições legais, que lhe confere a Constituição Federal e a Lei Orgânica Municipal da Cachoeira, bem como, em observância ao quanto disposto no Decreto Federal n° 11.219, de 05 de outubro de 2022, resolve:
Considerando as fortes chuvas ocorridas no município de Cachoeira nos últimos dias, 28, 29, e 30 de novembro, bem como, no dia 01 de dezembro deste ano de 2022, que provocaram alagamentos em ruas, bairros, distritos das regiões urbanas e rural.
Considerando que a situação de emergência ocasionou transtornos à população, com alagamentos em varios pontos do município, e risco de desabamento em imoveis em varias localidades;
*DECRETA*: Fica decretada Situação de Emergência nas áreas do município atingidas pelo desastre classificado e codificado como Alagamento.
Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
Este decreto tem validade por 20 dias e entra em vigor na data da publicação.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!