icone de busca
iBahia Portal de notícias
BAHIA

Prefeitura de Pedro Alexandre decreta situação de emergência

O governador Rui Costa anunciou que irá visitar as cidades de Coronel João Sá e Pedro Alexandre Pedro na manhã desta sexta-feira (12) para prestar solidariedade

foto autor

Redação iBahia

11/07/2019 às 19:47 • Atualizada em 30/08/2022 às 10:28 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A prefeitura da cidade de Pedro Alexandre, localizada a cerca de 435 km da capital baiana, decretou situação de emergência e calamidade pública após uma barragem no povoado de Quati ter transbordado. O governador Rui Costa anunciou que irá visitar as cidades de Coronel João Sá e Pedro Alexandre Pedro na manhã desta sexta-feira (12) para prestar solidariedade.

No documento publicado no Diário Oficial de Pedro Alexandre, o prefeito Pedro Gomes Filho afirmou que a situação de emergência foi decretada em virtude das fortes chuvas vivenciadas no município desde 7 de julho de 2019. "O enorme volume de água que atingiu o município causou inundações, enxurradas e alagamentos".

A prefeitura explicou ainda que a inundação causou danos materiais, humanos e ambientais, além dos prejuízos de lesão ao patrimônio público e particular."Danos materiais em residências, vias públicas, pontes e equipamentos públicos diversos. No momento, é impossível transitar por diversas estradas de Pedro Alexandre".

Foto: Divulgação/PRF

Com o decreto, a prefeitura autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem em resposta ao desastre e reabilitação do cenário de reconstrução e obstrução das inundações. Em caso de risco iminente, agentes da prefeitura estão autorizados para prestar socorro ou determinar evacuação de residências e estabelecimentos.

Em nota, o governo da Bahia informou que já entrou em contato com os prefeitos das duas cidades afetadas para colocar a estrutura do Estado à disposição. Já foram enviados para a região efetivos do Corpo de Bombeiros, técnicos da Defesa Civil Estadual, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O governador Rui Costa informou também que serão enviados mantimentos e água mineral para a cidade de Coronel João Sá.

Veja vídeos:

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia