icone de busca
iBahia Portal de notícias
BAHIA

Prisão de Prisco: vereadores e deputado cobram posição OAB

Apesar de já estar em uma cela individual, Prisco ainda teme por sua vida. Em Salvador, Aspra convoca para ato pacífico, nesta terça (22)

foto autor

21/04/2014 às 18:11 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:53 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Vereadores, deputados, o advogado Fábio Brito, e membros da Aspra (Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia), reuniram-se nesta segunda-feira (21) para discutir a situação do vereador Marco Prisco (PSDB), que está preso desde sexta-feira (18) no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
O grupo, composto pelo ex-vereador Alcindo Anunciação (PT), o deputado Marcos Medrado (SDD), representantes do interior do estado e membros da Aspra, vai procurar a Ordem dos Advogados da Bahia (OAB) e espera que o órgão se pronuncie sobre o suposto risco de vida que o ex-soldado corre no complexo. “Queremos que seja respeitado o direito dele. Ele é vereador, tem direito a uma cela especial. Isso que estão fazendo é um absurdo”, revindicou Fábio.
Segundo Mota, apesar de já estar em uma cela individual – reivindicação que foi atendida pelo presídio –, Prisco ainda teme por sua vida. Nesta terça, acontecerá a primeira visita íntima das famílias dos presos desde que ele chegou ao local e os outros encarcerados devem ser informados da função de policial militar que o vereador soteropolitano exercia.
“Apesar de estar em uma cela individual, o banho de sol é conjunto. Ele está com presos de alta periculosidade como Marcola, Fernandinho Beira Mar. Ainda corre risco de morte”, alertou o defensor.
O habeas corpus, impetrado pelos advogados do tucano no Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não foi julgado pela ministra Carmén Lúcia, que tem até às 8h da manhã desta terça-feira (22) para realizar a apreciação. Caso a magistrada não julgue o pedido, o recurso será encaminhado ao ministro Ricardo Lewandowsk, que pode acatar ou não o pedido.
Câmara Municipal - Diante da prisão de um dos seus integrantes, a mesa diretora da CMS se reunirá nesta terça-feira, às 10h, no Paço Municipal, para decidir o futuro de Prisco, que pode ter o seu mandato suspenso, segundo o regimento interno.
Além do presidente Paulo Câmara (PSDB), fazem parte da Mesa Diretora os vereadores Carlos Muniz (1° vice-presidente/PTN), Isnard Araújo (2° vice-presidente/PR), Fabíola Mansur (3° vice-presidente/PSB), Arnando Lessa (1° secretário/PT), Orlando Palhinha (2° secretário/DEM), Cátia Rodrigues (3ª secretária/PROS), Aladilce Souza (Ouvidora/PCdoB), Everaldo Augusto (ouvidor substituto/PCdoB) e Geraldo Júnior (corregedor/SDD).
Visita - Caso não seja libertado pela justiça, a mulher do vereador tomará um voo de Salvador para Brasília e deve visitá-lo. Os filhos de Prisco não devem ir ao encontro, segundo Fábio Mota.
Ato pacífico A Aspra divulgou um comunicado no Facebook convocando "familiares, amigos, eleitores, entidades de classe e demais admiradores do vereador soldado Prisco" para um ato público pacífico em frente à Câmara Municipal, às 9h desta terça-feira. De acordo com a associação, o objetivo do ato é realizar a entrega documento aos vereadores, solicitando intervenção da mesa diretora da Casa na prisão de Prisco. "Por temor quanto à segurança do vereador, custodiado em Presídio Federal, seus eleitores pedem que a Casa intervenha no sentido de que sejam respeitados o direito constitucional dos edis de cumprirem prisão ou na Câmara dos Vereadores ou domiciliar", diz o comunicado.A Aspra pede que os integrantes participam da ação trajando camisetas brancas e fita preta amarrada ao braço, em sinal de "desejo de paz e ao mesmo tempo demonstrando a insatisfação quanto a prisão de vereador eleito com mais de 14 mil votos e que deveria, conforme Constituição Federal, ter prisão domiciliar ou na Câmara dos Vereadores".Segundo a Aspra, as associações da Polícia Militar manterão o acordo firmando com o Governo do Estado que pôs fim à greve dos policiais e orientam a tropa a "trabalhar normalmente, em respeito à sociedade baiana". Matéria original: Correio Vereadores, deputado e advogado cobram posição da OAB sobre prisão de Prisco

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia