icone de busca
iBahia Portal de notícias
BAHIA

Programa Pacto Pela Vida ganha reforço de personalidades baianas

Nesta quarta-feira, também foi lançado em Salvador o Plano Viver sem Drogas

foto autor

11/01/2012 às 16:53 • Atualizada em 06/09/2022 às 10:02 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O Programa Pacto pela Vida intensificou, no começo de 2012, a campanha contra o uso de crack e de outras drogas em Salvador e em todo o interior da Bahia. Margareth Menezes, Dadá, Cláudia Leitte, Bell Marques, Jorge Portugal, Léo Santanna, Junior Cigano e outras figuras públicas passaram a estampar cartazes, faixas e outdoors para somar esforços no combate ao uso dos entorpecentes. No material, as personalidades baianas brincam com o sentido comum de expressões como "usuário", "dependente" e "viciado", para mostrar o valor da educação, do esporte e da arte em contraponto ao consumo de drogas. [youtube tytEnSnHgYU] De acordo com a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), além da campanha publicitária com artistas, um dos principais projetos para este ano é o Plano Viver Sem Drogas, lançado nesta quarta-feira (11), no Centro de Convenções da Bahia. No total, deverão ser investidos cerca de R$ 42 milhões de reais em políticas públicas de prevenção ao uso das drogas e criação da rede de atendimento para acolher, tratar e reinserir os usuários. Os municípios com maiores índices de crimes violentos, como Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, receberão atenção especial.
O governador Jacques Wagner, a cantora Margareth Menezes e secretários participaram do lançamento do Plano Viver Sem Drogas
Para desempenhar estes objetivos, o Plano foi divido em quatros eixos básicos. O primeiro permitirá a ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a Secretária de Saúde da Bahia (Sesab) e com os Centros de Atendimento Psicossoial (CAPs). No segundo eixo, o Pacto permitirá o fortalecimento de comunidades terapêuticas. Na terceira etapa, serão integradas e qualificadas as redes de assistência social, ensino público estadual, segurança pública e justiça, com ações nas áreas de Comunicação, Educação, Esporte e Cultura. No último eixo, o Plano utilizará como estratégia de recuperação e reinserção o apoio dos familiares. Plano mapeará redes já existentes Como o Plano Viver sem Drogas integra o Pacto Pela Vida, a Secretaria da Justiça, em parceria com a Câmara Intersetorial de Enfrentamento às Drogas, com as secretarias estaduais e com órgãos do poder público, mapeará as instituições que já atuem no tratamento. O objetivo é identificar as práticas desenvolvidas, investindo nas organizações e favorecendo uma cultura de atuação em rede.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia