A Organização de Conservação da Terra (OCT) iniciou um programa que permite ao cidadão calcular o quanto se libera de gás carbônico na atmosfera, medindo os impactos de suas ações e amenizando por meio de compensações. Trata-se do "Carbono Neutro Pratigi".
Funciona da seguinte forma: a pessoa deve entrar no portal da oct e informar quantas viagens aéreas realiza por ano, qual o combustível utilizado em seu veículo, se faz a separação do resíduo que pode ser reciclado, entre outros dados. O resultado é exibido em número de árvores e valores em reais de quanto custaria o plantio. Com isso, é possível fianciar o serviço para que a Organização parta para a ação.
Localizada no Baixo Sul da Bahia, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi ainda lucra com os recursos adquiridos, uma vez onde a empresa financia o reflorestamento de nascentes do local. As mudas são plantadas em propriedades de agricultores familiares da região, fazendo cada produtor ganhar R$ 1 por unidade plantada.
"Estamos criando uma oportunidade a partir de um projeto socioambiental, fazendo com que todos se sintam responsáveis em contribuir", disse Volney Fernandes, Líder de Serviços Ambientais da OCT.
O pagamento é feito através do site da OCT, que é uma das instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de APAs do Baixo Sul do Estado.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade