A população de Salvador passará a contar, a partir desta quarta-feira (12), com mais pontos de entrega de material reciclável espalhados. O anúncio aconteceu durante o lançamento do Programa de Coleta Seletiva, que aconteceu na manhã desta terça-feira (11). Nesta primeira fase do programa, serão instalados a partir de hoje 50 pontos de coleta que poderão receber material reciclável, com capacidade de até 2,5 m³ cada.
Com investimento de R$ 2 milhões, serão 150 contêineres, chamados de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), até o final deste ano. A meta da prefeitura é alcançar 200 em 2016. A recomendação é que o material seja levado limpo, para evitar, inclusive, a incidência de insetos. Podem ser levados aos postos de coleta papel, metal, plástico e vidro, todos secos.A entrega voluntária já poderá ser feita esta semana em Nazaré (em frente ao Colégio Salesiano); Barbalho (Colégio ICEA); Dois de Julho (Praça General Inocêncio Galvão); Brotas (Escola Estadual Luiz Viana); Campinas de Brotas (próximo ao cemitério Jardim da Saudade); Dique do Tororó (Avenida Vasco da Gama, próximo à Arena Fonte Nova); e Campo Grande (em frente ao Teatro Castro Alves). Aos poucos, outros contêineres serão instalados em áreas como São Caetano, Ribeira, Liberdade, Barra, Federação, entre outros.Além disso já está aberto o ecoponto localizado atrás do Hiperposto, de segunda a sábado, das 7h às 17h. Estão em obras as estruturas que funcionarão no Vale das Muriçocas e Curralinho.“Recentemente estivemos em Roma em uma reunião com o papa Francisco, que tratou da encíclica ‘Laudato Si’, sobre a relação entre a ecologia e as questões sociais”, destacou o prefeito ACM Neto, durante discurso.A coleta ficará a cargo da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que encaminhará o material para seis cooperativas – Coopcicla, Caec, Camapet, Canore, Cooperbari e Cooperbrava. Os caminhões usados nessa operação só carregarão o material reciclável, não sendo utilizado, portanto, para coleta de outros resíduos.
AplicativoAs pessoas interessadas na entrega voluntária pode contar com o aplicativo “Coleta Seletiva Salvador” para conseguir consultar os pontos mais próximos. O app conta também com locais de recebimento de medicamentos, óleo de cozinha, eletrônicos, pilhas e baterias (locais definidos com parceiros). Há ainda informações dos ecopontos, onde podem ser descartados entulhos, restos de poda e cacarecos, a exemplo de móveis e eletrodomésticos velhos, com até 2m³.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade