icone de busca
iBahia Portal de notícias
BAHIA

Secretário diz que integração metrô-ônibus sofre resistência

Carlos Martins, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), concedeu entrevista à Radio Nova Salvador nesta sexta-feira (11)

foto autor

11/03/2016 às 18:42 • Atualizada em 29/08/2022 às 6:38 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), secretário Carlos Martins, disse em entrevista na manhã desta sexta-feira (11) à Rádio Nova Salvador FM que a integração entre os ônibus coletivos e metrô ainda não é plena por conta da resistência enfrentada pelo Governo do Estado com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps).De acordo com o secretário, o Governo tem feito propostas para a categoria que incluem a possível redução do ICMS do diesel e questões relacionadas ao funcionalismo público para garantir a operação do sistema de integração.
Terminal de Pirajá ainda não conta com integração; expectativa é abril(Foto: Manu Dias/GOVBA)
“Eu sempre digo aos empresários de transporte que o melhor negócio é o metrô. Porque reduz os engarrafamentos e o percurso ou quilometragem, então reduz os custos operacionais. E o metrô também vai carregar mais o transporte público, porque o cidadão que levava 1 hora para sair de Pirajá até a Lapa e hoje leva 18 minutos, ainda continua tendo a necessidade de pegar o ônibus do seu bairro até o terminal”, disse o secretário. “Queremos dar alguns benefícios aos empresários para que eles não possam dizer que a integração está prejudicando as suas receitas”, completou.Procurado, o Setps informou que não iria comentar a fala do secretário. “Não vamos problematizar. Temos uma negociação e essas questões serão discutidas internamente”, disse Jorge Castro, assessor de relações sindicais do Setps.Prioridade Ainda durante a entrevista à rádio, o secretário Carlos Martins ressaltou que a meta principal do Governo é a integração plena das linhas de ônibus urbanas e metropolitanas ao Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. “Integração é a discussão central hoje. Estamos muito preocupados, fazendo todo esforço, discutindo com a Prefeitura e empresários do setor de transporte. A proposta do Governo, inclusive, é de integrar, imediatamente, todos os ônibus que vão pra Lapa e todos que vão pra Pirajá ao metrô”, disse. Atualmente, a integração entre os modais conta com 17 linhas de ônibus, sendo 10 urbanas e 7 metropolitanas. Cerca de 20 mil pessoas utilizam o metrô de Salvador, quando a capacidade poderia chegar até 90 mil.
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia