icone de busca
iBahia Portal de notícias
Sul do estado

STF suspende reintegração de posse de terra ocupada pelo MST na BA

Área de 800 hectares foi ocupada por 530 famílias de trabalhadores no dia 3 de fevereiro

foto autor

Redação iBahia

01/06/2023 às 17:38 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					STF suspende reintegração de posse de terra ocupada pelo MST na BA
Foto: MST

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Edson Fachin, suspendeu a reintegração de posse de uma fazenda ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Itabela, cidade do sul da Bahia. Ação estava prevista para esta quinta-feira (1º).

Segundo o g1, a suspensão foi determinada na quarta-feira (31), enquanto que a reintegração havia sido determinada pela Justiça no dia 4 de abril. As 530 famílias de trabalhadores mantiveram a ocupação da fazendo, apesar da ordem de deixarem o local.

Leia também:

A área abrange as fazendas São Jorge e Triunfo e o grupo chegou no local no dia 3 de fevereiro. Na ocasião, as famílias alegaram que 800 hectares da área estavam abandonados e passaram a plantar hortaliças, verduras e raízes.

Segundo o g1, a dona da propriedade, que não teve o nome divulgado, negou que a terra estava sem uso. Ela pontuou que a área é voltada para a pastagem e estava arrendada para a criação de gado. Depois que os integrantes do MST se recusaram a sair os fazendeiros fizeram um curto protesto e bloquearam a BR-101.

Outras ocupações

Ainda no início do ano de 2023, diversas fazendas tiveram áreas ocupadas pelo MST no interior da Bahia. Em fevereiro, o grupo ocupou áreas de uma empresa de celulose e papel em Caravelas, Teixeira de Freitas e Mucuri, municípios do extremo sul da Bahia.Segundo o g1, as áreas fazem parte da empresa Suzano Papel e Celulose e a companhia informou que não via legalidade na ocupação e, uma semana depois, foram desocupados de forma pacífica, após determinação da Justiça. Em Jacobina, cidade do sudoeste do estado, a desocupação só aconteceu depois de um confronto entre proprietários e integrantes do MST, no mês de março. A Polícia Miliatr foi acionada e disparou tiros de bala de borracha para conter a confusão. Ocupação aconteceu nodia 27 de fevereiro, com justificativa de 1700 hectares de terra estavam improdutivos.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia