A travessia de barco na Ilha do Rodeadouro, um dos grandes pontos turísticos da cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, voltou a funcionar nesta quinta-feira (9). O trajeto estava suspenso há mais de 20 dias devido ao aumento da vazão da barragem do Sobradinho, causado pela cheia do Rio São Francisco.
Neste período, o nível de vazão da água chegou a atingir 4 mil m³ por segundo, tronando o embarque arriscado. Segundo o g1, a suspensão dos 25 barqueiros responsáveis pelo transporte teve um prejuízo de até R$ 25 mil, enquanto os barraqueiros tiverem um prejuízo estimado de R$120 mil.
Leia também:
Na terça-feira (7), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que a vazõa do volue de água estava em processo de diminuição. A vazão do rio vem diminuindo nos últimos dias e nesta quinta chega aos 2.500 m³.
Ainda de acordo com o g1, a tendência é que até o próximo sábado (11) esse número diminua para 2 mil m³ por segundo.
Relembre o caso
O Rio São Francisco alagou a orla de Juazeiro após a vazão da barragem de Sobradinho igualar o patamar atingido de 4.000 m³. Esse número foi o maior nos últimos 12 anos. O caso aconteceu em janeiro desde ano.
À época, a Chesf informou que liberaria 2.800 m³/s de água e atingiria 3.500 m³/s dias depois. A liberação ocorreu por conta das chuvas.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!