Casas ou apartamentos que não existem, fotos do anúncio que não correspondem à realidade, valores adicionais que não foram combinados previamente. Esses são alguns problemas comuns vividos por pessoas que alugam um imóvel de temporada.
Com a facilidade da internet, muitos acabam fechando negócio à distância, pagando antecipadamente e, no final, tendo férias frustradas. Mas é possível evitar essas dores de cabeça – ou ao menos diminuir os riscos delas. Veja abaixo as dicas do advogado Daphnis Citti de Lauro:
- Visite pessoalmente o imóvel. Se for distante de onde você mora, peça ajuda a um amigo ou familiar que resida perto.
- Obtenha o máximo de informações possíveis, pois na internet todas as fotos são maravilhosas e, nem sempre, confiáveis.
- Veja se há referências e depoimentos de pessoas que já locaram o imóvel antes.
- Verifique previamente a localização. Hoje, com os mapas disponíveis na internet, é possível visualizar até a fachada do imóvel e “navegar” pelas redondezas.
- Atente-se para o estado de conservação da casa ou do apartamento.
- Faça questão de exigir em contrato todas as regras e condições, inclusive a descrição dos móveis e utensílios e seus respectivos estados.
- Se for apartamento, informe-se sobre a possibilidade de receber amigos ou familiares e o limite de visitantes. Em caso de desrespeito das normas do condomínio, o locador poderá ser multado e a infração será repassada a você.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!