O comércio varejista na Bahia acelerou o ritmo de crescimento e chegou a aumentar 7,5% em novembro de 2013, na comparação com igual mês do ano anterior, segundo informações da Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A variação superou a média nacional que ficou em 7%.
Os dados foram analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento. A pesquisa também constatou que entre outubro e novembro de 2013, o varejo baiano cresceu 0,6%, ficando acima da taxa de outubro (0,3%).
A expansão no ritmo das vendas no varejo em novembro é atribuída à antecipação da parcela do 13º salário e à manutenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para a linha branca e móveis, mesmo com o reajuste gradual a partir do mês imediatamente anterior.
Apenas o setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação registrou taxa negativa de 33%. Para os subgrupos de super e hipermercados, de móveis, e de eletrodomésticos, os resultados foram positivos em 6,4%, 13,6% e 22,7%, respectivamente.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade