Nova pesquisa realizada pelo Ibope, e divulgada nessa quinta (2), mostrou a desesperança dos brasileiros com a política. Apesar de 70% dos entrevistados concordarem que eleições podem melhorar o país, 45% das pessoas dizem estar pessimistas ou muito pessimistas com os pleitos desse ano. Além disso, 55% dos questionados responderam que não votariam em outubro, caso o voto fosse facultativo.
Na quarta, o Cadastro Eleitoral, divulgado pelo TSE, confirmou o desinteresse dos brasileiros com a política, com o dado de que menos jovens de 16 e 17 anos estão aptos a votar nesse ano. A pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) reforçou esse desalento: 26% estão pessimistas e 19% muito pessimistas com o pleito de 2018. Além disso, 38% afirmam que não têm nenhum interesse nas eleições de outubro e 23% têm pouco interesse.
O principal motivo para a sensação de pessimismo é a corrupção, 30% das respostas. Em seguida, vêm a desconfiança no governo ou candidatos (19%), a falta de opção para votar (16%) e a falta de renovação na política (11%). Consequentemente, a pesquisa mostrou que a maioria dos brasileiros, 56%, optaria por não votar nesse ano, caso essa opção fosse válida. E 12% disse "concordar em parte" com essa possibilidade.
Apesar disso, a crença de que o processo eleitoral é importante para o país continua em alta: 70% concordam totalmente ou em parte que as eleições podem melhorar o Brasil, e seis em cada dez entrevistados pretendem prestar "muita atenção aos candidatos".
Mesmo com o advento da internet, o Ibope mostrou que a mídia mais usada pelo brasileiro para se informar sobre política é a televisão (62%). Depois, vêm a mídia tradicional na internet (33%), redes sociais e blogs (26%), jornais impressos (17%) e rádio (17%). Entretanto, quando questionados sobre a quantidade de candidatos postulantes à presidência, mais da metade dos brasileiros não soube, ou não quis responder à pergunta, e 22% afirmaram entre três e cinco candidatos. Apenas 4% responderam que havia, até o momento da pesquisa, mais de dez possíveis candidatos.
A pesquisa foi realizada pelo Ibope Inteligência de 21 a 24 de junho, com 2000 eleitores. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança é 95%.
Principais números:
- 26% dos brasileiros estão pessimistas com as eleições
- 19% dos brasileiros estão muito pessimistas com as eleições
- 38% dos brasileiros não têm nenhum interesse nas eleições
- 23% dos brasileiros têm pouco interesse nas eleições
- 56% dos brasileiros disseram que certamente não votariam, se fosse possível
- 12% dos brasileiros disseram que concordam em parte com a possibilidade de não votar
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!