icone de busca
iBahia Portal de notícias
'Autoescola Xtraordinária'

Ação mobiliza pessoas com síndrome de Down para retirada da CNH

Os 30 primeiros aprovados terão os custos da CNH pagos pela Localiza, empresa locadora de autos

foto autor

Redação iBahia

30/03/2023 às 11:22 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Ação mobiliza pessoas com síndrome de Down para retirada da CNH
Foto: Divulgação

A Localiza, locadora de veículos, lançou uma ação de incentivo a pessoas com síndrome de Down. O objetivo é estimular esse público a retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o país. No Brasil, segundo dados do Ministério da Infraestrutura, são mais de 78 milhões de condutores habilitados. O que poucos sabem é que há apenas duas pessoas com síndrome de Down que possuem CNH.

O projeto, chamado de Autoescola Xtraordinária, fomenta a inclusão social no trânsito, além de dar visibilidade ao tema e inspirar a sociedade a se movimentar junto.

Leia também:

De acordo com Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza&Co, a iniciativa tem o objetivo de contribuir para que mais pessoas com deficiência intelectual tenham a oportunidade de se tornarem motoristas, conquistando autonomia. "Nosso papel, como Companhia de mobilidade e empresa cidadã, é dar luz a esse tema e pavimentar caminhos para que elas tirem a habilitação. Criamos o Autoescola Xtraordinária para beneficiar esse público e, consequentemente, toda a sociedade", afirma.

Como funciona a ação?

A companhia irá patrocinar 30 pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais a tirarem suas CNHs, custeando todo o processo. Em paralelo, vai trabalhar em parceria com o Instituto Mano Down para capacitar autoescolas interessadas, de todo o país, para formar novos condutores.

De acordo com Leonardo Gontijo, fundador e diretor do Instituto Mano Down, a campanha traz representatividade e possibilita que as famílias tenham perspectivas de um futuro com mais oportunidades. “Somos uma organização social que atende a mais de 800 famílias de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, perpassando por todo a jornada de vida. A campanha traz o protagonismo para elas e cria oportunidades para que se desenvolvam, conquistem autonomia e espaço na sociedade.”, explica.

Os interessados em tirar a carteira de motorista poderão se inscrever no site da Autoescola Xtraordinária. Os 30 primeiros aprovados serão comunicados que terão os custos da CNH pagos pela Localiza, incluindo exames médicos e custos com legislação, aulas de direção e exame final. Mais detalhes do processo seletivo você encontra no site oficial da campanha.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil