Amar é lucro. E a frase não diz respeito apenas aos ganhos emocionais que um namoro ou casamento pode trazer para o indivíduo. Amar é lucro para o comércio, que em 2022 terá um movimento de quase R$ 2,5 bilhões de acordo a projeção divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
E foi exatamente neste propósito que o Dia dos Namorados foi criado. O Grinch do Amor está online.
Leia também:
Esqueça a ideia de que a data sazonal foi criada com base em uma história de amor, assim como o dia de São Valentim nos Estados Unidos.
Na Terra do Tio Sam, o 'Dia do Amor' foi escolhido em homenagem ao bispo Valentim que viveu durante o Império Romano no século III e realizou casamentos clandestinos contra a vontade do Imperador Cláudio II, que acreditava que soldados solteiros eram melhores na guerra.
Já no Brasil, o responsável pela data foi o publicitário João Agripino Dória, pai do governador de São Paulo, João Dória.
A data passou a ser celebrada no país em 1949, com o objetivo de alavancar as vendas do mês de junho. Na época, João Dória, o pai, era diretor da Standard Propagada, e a empresa foi contratada por uma loja de departamento com a missão de reverter o cenário das vendas do mês de junho, que sempre apresentava queda após o Dia das Mães.
Inspirado na data sazonal do mês de maio, Dória propôs a criação de um dia para a troca de presentes em junho, e estrategicamente escolheu a data 12 de junho, por anteceder o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Nos slogans para divulgar o 'Dia dos Namorados', a ideia da data comercial já saltava aos olhos: "Não é só com beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga".
Na capital baiana, de acordo com o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes, a expectativa para 2022 é de um crescimento em torno de 20% em comparação ao ano passado, quando a pandemia ainda era um impeditivo de grandes comemorações.
“Hoje o consumidor se sente mais à vontade para ir aos shoppings, centros comerciais e lojas de rua, por conta dessa segurança sanitária. É fundamental, neste momento de retomada, que os lojistas apresentem boas ofertas com descontos atraentes para os clientes”, destaca.
A média de gastos dos casais soteropolitanos para presentear o amor em 2022 é um tíquete médio de R$ 160.
Respondendo a pergunta do título, amor com amor se paga? Com certeza. Mas adaptando um clássico da música popular brasileira, e é claro, pedindo licença poética a Caetano Veloso, um presentinho às vezes cai bem.
Leia mais sobre Dia dos Namorados noiBahia.com e siga o portal noGoogle Notícias
Bianca Andrade
Bianca Andrade
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!