Durante uma aula em Hogwats, no filme "Harry Potter e o Cálice de Fogo", os alunos se assustam em uma aula de defesa contra as artes das trevas com um animal diferente. A cena em que o bicho aparece na testa de Rony, um dos personagens da saga, é facilmente lembrada pelos fãs.
O animal assustador, no entanto, não é uma ficção. Ele existe e pode ser encontrado inclusive no Brasil. De acordo com o g1, os amblipígios são de uma ordem (Amblypygi) dentro da classe dos aracnídeos. São um grupo bem pequeno com cerca de 200 espécies, divididas em cinco famílias. O animal é parente das aranhas, escorpiões e opiliões.
Leia também:
Ainda segundo o portal, o Brasil possui a maior diversidade de amblipígios do mundo, com 29 espécies espalhadas por quase todos os biomas, menos o Pampa.
Os amblipígios são da classe dos aracnídeos, mas não são aranhas. Apesar disso, recebem o nome popular de aranha-chicote, pelo fato de possuírem um primeiro par de pernas sensoriais que se assemelham a um chicote.
Os amblipígios podem ser reconhecidos facilmente pelo tamanho (podem ultrapassar os 10 centímetros) e pela presença de pedipalpos raptoriais, como se fossem mãos, que possuem espinhos. Esses espinhos ajudam na captura das presas, que geralmente são insetos ou pequenos vertebrados.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!